Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Imprensa amazonense recebe homenagem do Inpa
Início do conteúdo da página
Notícias

Imprensa amazonense recebe homenagem do Inpa

  • Publicado: Quarta, 31 de Outubro de 2012, 20h00
  • Última atualização em Quinta, 07 de Maio de 2015, 09h16

 

Veículos de comunicação receberam certificado em agradecimento ao apoio na promoção da divulgação científica como parte da comemoração do Instituto por seus 60 anos de criação

Por Clarissa Bacellar

O Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI) realizou na manhã desta quinta-feira (01), no Auditório da Ciência do Bosque da Ciência (Zona Centro-Sul de Manaus/AM), uma homenagem aos veículos de comunicação amazonenses agradecendo a parceria na busca pela divulgação científica e difusão do conhecimento.

Representantes de vários setores da comunicação, como rádio, TV, jornal impresso e portais, a convite do Inpa, receberam o certificado “Inpa Orgulho da Amazônia 60 anos”, como parte das atividades comemorativas aos 60 anos de dedicação do Instituto na área das pesquisas científicas na Amazônia, completados em 29 de outubro deste ano.

O diretor do Instituto, Adalberto Val, fez uma resumida apresentação sobre o contexto histórico do Inpa e sobre as ações, avanços e nova estrutura institucional e ressaltou a dificuldade que ainda existe na transmissão do conteúdo científico produzido pelos pesquisadores.

O diretor lembrou que o tempo da ciência é diferente do tempo da notícia, mas que é necessário e de fundamental importância que ambos profissionais consigam realizar esta troca com eficiência. “Esse processo de socialização tem que ser um processo de mão dupla. A informação da bancada do laboratório tem que ser levada para a sociedade, mas também a pergunta que a sociedade tem, sua demanda, tem que ser trazida para a bancada do laboratório”, afirmou.

Para Val, o beneficiado na relação entre mídias e Instituições de ensino e pesquisa, na verdade, é a população, que não apenas consome e compreende os feitos científicos, mas também ganha voz e gera demandas para os laboratórios dos pesquisadores.

Val discorreu ainda sobre como a ciência precisa sempre estar à frente de seu tempo e que o cientista tem que estar pensando no que poderá acontecer no futuro e produzir hoje as informações para que a sociedade se prepare. “O papel de vocês (imprensa) nessa decodificação é extremamente importante e tem sido feito de forma magistral por cada um. Se não fosse o trabalho de vocês, não haveria a percepção que temos hoje da sociedade com relação à informação científica”, declarou.

Aos veículos da imprensa que não conseguiram disponibilizar representantes para comparecer ao evento, os certificados serão enviados.

registrado em:
Fim do conteúdo da página