Palestra sobre resíduos florestais abre I Workshop de Inovação do Inpa
“Todos nós geramos resíduos de várias formas e é nossa obrigação dar a destinação correta a eles”, proferiu Andreia Picanço
Por Fernanda Farias
Representando a pesquisadora do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI), Marcela Amazonas, a mestranda do Programa de Pós- Graduação em Ciências Florestais e Ambientais, da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Andreia Picanço, palestrou sobre “Carvão vegetal a partir de resíduos agroflorestais” na abertura do I Workshop de Inovação – Interação Academia/Empresa, uma parceria do Inpa com a Academia Brasileira de Ciências (ABC).
Durante a palestra, Picanço discorreu sobre as inovações tecnológicas que o Instituto desenvolve no laboratório de celulose e papel/carvão vegetal da Coordenação de Tecnologia e Inovação (COTI/Inpa), dando ênfase aos briquetes, que funcionam como energia alternativa para padarias, pizzarias e outros empreendimentos que utilizam o carvão vegetal como fonte de energia.
“Há várias maneiras de produzir os briquetes, pois utilizamos os resíduos da floresta com aglutinantes (colas) naturais, pode-se usar resíduos de tucumã, de pupunha, de açaí e vários outros provenientes da natureza”, esclarece a mestranda.
Tecnologia para briquetes
Manaus, como qualquer outra grande capital, gera milhões de resíduos diariamente e muitos desses resíduos podem ser reaproveitados de maneira que tragam benefícios e, assim, menos acúmulo de lixo.
“Todos nós geramos resíduos de várias formas e é nossa obrigação dar a destinação correta para estes resíduos, seja as indústrias ou até mesmo as residências, separando os materiais recicláveis dos materiais orgânicos”, disse Picanço.
Segundo a mestranda, as vantagens dos briquetes vão além de sua matéria prima farta, pois são fáceis de transportar e possuem alto poder calorífico, além de não contribuir com o desmatamento irregular da Amazônia.
Programação
Nesta quarta-feira (31), seguindo a programação do Workshop, serão apresentadas as seguintes mesas redondas no Auditório da Ciência do Bosque da Ciência: Mesa 1 - Principais gargalos envolvidos na interação academia-empresa; Mesa 2 - Case de sucesso proveniente da interação academia-empresa e futuras demandas; Mesa 3 - Lei na inovação como estratégia de aproximação academia – empresa.
Confira a programação completa AQUI.
Redes Sociais