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Pibic Jr. do Inpa abre inscrições para nova turma

  • Publicado: Quinta, 25 de Outubro de 2012, 20h00
  • Última atualização em Quinta, 07 de Maio de 2015, 08h57

 

A data limite para entrega dos documentos na DAT/COCP do Inpa é 05/11 e o valor da Bolsa é de R$ 100,00. O número de bolsistas por orientador (mestre/doutor) é de, no máximo, cinco estudantes pelo período do Programa: de 01/11/2012 à 31/10/2013

Da redação da Ascom

A Divisão de Apoio Técnico (DAT), da Coordenação de Capacitação (COCP) do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI), torna público a abertura das inscrições de bolsistas, para ingresso no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic Jr.) visando despertar vocação científica e incentivar talentos potenciais entre estudantes do ensino fundamental, médio e profissional da Rede Pública.

Os bolsistas, mediante a participação em atividades de pesquisa científica ou tecnológica, são orientados por pesquisador qualificado, tendo em vista a seleção do Plano de Trabalho do bolsista, que são vinculados aos projetos de pesquisa dos pesquisadores cadastrados na agenda do Inpa.

Critérios e condições para a implementação da bolsa

O estudante deverá estar regularmente matriculado e cursando do 6º ano do ensino fundamental até a 2ª série do ensino médio ou da educação profissional em escola pública, localizada no Estado do Amazonas, durante o período de vigência da bolsa; apresentar desempenho acadêmico satisfatório (sem reprovações); dedicar oito horas semanais às atividades de pesquisas; e estar desvinculado do mercado de trabalho.

Documentação

A documentação necessária para novos bolsistas e para quem fará renovação são os formulários disponíveis em http://www.inpa.gov.br/bolsas/pibicjr.php.

O formulário Plano de Atividades – Bolsista, enviar somente por e-mail para: pibic.inpa@inpa.gov.br, descrevendo o assunto do e-mail como “Formulário de Cadastro de Pessoal”, constando: duas cópias do Termo de Compromisso e Aceitação de Bolsa (Disponível somente na DAT/COCP; duas fotos ¾; duas cópias de RG e CPF; duas cópias do comprovante de residência; uma cópia do comprovante de matrícula; uma cópia do Cadastro no Banco de Pesquisador da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) - (SigFAPEAM); uma cópia do Currículum Lattes do orientador atualizado; comprovante de conta corrente no Banco do Brasil - quem não possui conta corrente deverá abrir até o prazo de apresentação dos documentos – modelo de carta de abertura de conta disponível na DAT.

Quem já possui uma conta, levar comprovante bancário com as seguintes informações: agência, número de conta, os respectivos dígitos e o tipo (corrente ou poupança) até a DAT.

Requisitos e Compromissos

É necessário que o orientador tenha preferencialmente, título de mestre/doutor ou demonstrar experiência em atividades de pesquisa, extensão científica ou tecnológica; seja cadastrado no sistema de Curricullum Lattes do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e no Banco de Pesquisadores da Fapeam; seja pesquisador ou tecnologista com vínculo permanente ou temporário com o Inpa; em caso de vínculo temporário, o tempo de vinculação do orientador com o Instituto deve ser, no mínimo, igual ao tempo de vigência da bolsa Pibic Jr; Oriente no máximo cinco bolsistas; oriente o bolsista nas distintas fases do trabalho, incluindo a elaboração de relatórios; acompanhe a exposição dos bolsistas nos eventos de avaliação e divulgação dos resultados do plano de Iniciação Científica Júnior; e inclua o nome do bolsista nas publicações e nos trabalhos apresentados em congressos e seminários, cujos resultados contaram com a participação efetiva deste.

Já o bolsista, é necessário que: seja brasileiro ou naturalizado (quando estrangeiro, tenha Visto permanente); seja cadastrado no sistema de Currículum Lattes do CNPq e no banco de pesquisadores da Fapeam; não tenha vínculo empregatício e dedique-se integralmente às atividades acadêmicas e de pesquisa; execute as atividades previstas, dedicando-se pelo tempo mínimo estipulado no plano de atividades; comprove, bimestralmente, frequência e rendimento escolar satisfatório (sem reprovação); apresente, aos seis meses de vigência da bolsa, relatório parcial de atividades contendo resultados até então alcançados; e apresente os resultados finais do plano de atividades, sob a forma de exposição oral e/ou painel, acompanhado de um relatório de pesquisa final.

Para a coordenadora de Capacitação (COCP) do Inpa, Beatriz Ronchi Telles, o Programa representa investimento concreto na formação de jovens. “Pibic Jr é importante para a formação de novos talentos desde o 6º ano do ensino fundamental até ensino médio da escola pública, tanto para atuação na academia como no desenvolvimento tecnológico contribuindo para o ingresso do estudante na graduação”, afirma.

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