Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Acta Amazonica é indexada internacionalmente no Web of Science
Início do conteúdo da página
Notícias

Acta Amazonica é indexada internacionalmente no Web of Science

  • Publicado: Quarta, 24 de Outubro de 2012, 20h00
  • Última atualização em Quinta, 07 de Maio de 2015, 08h55

 

Participaram cerca de 2.000 periódicos científicos do processo de seleção para fazer parte da rede e partir deste mês, a revista científica do Inpa também passará a utilizar novo software de gestão editorial

Da redação da Ascom

A Editora do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI) informa que a Acta Amazonica, revista científica, agora faz parte do Web of Science –  do Thomson Reuters, conhecido como  Institute for Scientific Information (ISI) - , um indexador dos principais periódicos científicos do mundo que permite a recuperação de trabalhos publicados nos mais importantes periódicos internacionais, informando ainda sobre os trabalhos que os citaram, ou seja, permite determinar o fator de impacto de uma revista científica.

Depois de dois anos de rigorosa avaliação, a Acta Amazonica foi aceita para formar parte do seleto grupo de revistas indexadas no Web of Science. Com isso, a partir do primeiro fascículo de 2013 passará a ter os seus artigos indexados nos produtos do Thomson Reuters ( Current Contents, JCR e SCIE).

Desta forma, a Acta Amazonica pode ser considerada a única revista científica na área de biodiversidade do norte do Brasil indexada internacionalmente. “A concorrência para entrar no Web of Science é tão grande que a cada ano os editores do Thomson Reuters avaliam em torno de 2.000 periódicos científicos, desse total apenas 10-12% são aceitos”, explica o editor chefe da Acta Amazonica, Ricardo Marenco.

Inovação

O Journal Citation Reports (JCR) oferece uma forma sistemática e meios objetivos de avaliar criticamente as revistas mais importantes do mundo, com informações quantificáveis e estatísticas baseadas em dados de citação, por meio da compilação de referências de artigos citados, além de ajudar a medir influência e impacto nas revistas e nos níveis de categoria, e mostra a relação entre citar e revistas citadas.

“A quantidade de periódicos é tanta que mesmo no Brasil não se sabe quantas revistas científicas existem, acredita-se que sejam entre 3000 e 4000. Pois bem, desse número apenas umas 100 revistas brasileiras estão indexadas no Web of Science. Ou seja, somente uma fração do total forma parte desse grupo seleto”, informou Marenco.

Segundo o editor chefe da revista, muitos editores de periódicos científicos almejam ter suas revistas indexadas no Web of Science. “Isso porque a rigorosidade para entrar nesse seleto grupo é tão grande, que a inclusão no Web of Science, tornou-se um selo de qualidade. Por exemplo, para passar do Grupo B2 para o Grupo B1 (uma escala superior) no Qualis CAPES, o periódico precisa estar no Web of Science”, explicou.

“No mundo acadêmico ter publicações em revistas indexadas no Web of Science faz diferença e afeta, por exemplo, a classificação dos Cursos de Pós-graduação. Quanto maior o número de publicações em revista do tipo B1 ou superior, melhor a pontuação de um determinado Curso de Pós-graduação”, completou Marenco.

A Acta Amazonica passa a integrar, também, o Portal de Periódicos em Biodiversidade, que representa parte da Rede BHL SciELO criada para fortalecer e ampliar a comunicação da pesquisa brasileira em biodiversidade e sua inserção internacional. “Já neste mês a Acta Amazonica passará a utilizar um novo software de gestão editoral, o ScholarOne, resultado da parceria entre SciELO e Thomson Reuters, possibilitando que autores enviem seus manuscritos com mais segurança e qualidade”, informou o editor chefe da revista.

Sobre a Acta

AActa Amazonicaé uma revista científica multidisciplinar de livre acesso fundada em 1971, pelo Inpa, cuja publicação de artigos é feita em português, espanhol e inglês, abordando várias disciplinas, incluindo botânica, agronomia, ciências florestais, zoologia, ecologia, climatologia, saúde e ciências sociais. O foco das publicações da Revista, publicada trimestralmente, é a Amazônia, portanto, contribuições não diretamente relacionadas ao contexto amazônico são considerados fora do escopo da Revista.

A Comissão Editorial é formada pelo Editor-Chefe Ricardo Marenco, os Editores Associados (composto por pesquisadores de diferentes instituições do Brasil), e Tito Fernandes, designer gráfico, responsável pela Produção Editorial.

Todos os artigos que foram publicados pela Revista desde a sua fundação, em 1971, estão disponíveis para download. Além disso, os artigos publicados desde 2004 também estão disponíveis no endereço http://www.scielo.br/aa.

registrado em:
Fim do conteúdo da página