Projeto de Cooperação Internacional realiza primeiro workshop no Inpa
O evento acontece também nesta quarta-feira (24), das 8h30 às 17h30, no Auditório da Ciência no Bosque da Ciência do Inpa
Por Clarissa Bacellar
O Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI) recebe nesta semana o “1st International Workshop on Tropical BiodiversityConservation in Brazil (The JSPS Core to Core Program)”, parte de um projeto de cooperação internacional no âmbito do programa de cinco anos em colaboração entre Brasil, Japão, Índia e Malásia, com foco em estudos de grandes animais.
O objetivo do workshop é compartilhar informações sobre os estudos de grandes animais selvagens e em cativeiro, de modo a apoiar e melhorar os esforços de colaboração entre aquários e zoológicos com os centros de pesquisas - como universidades e institutos de pesquisas -, para promover e garantir o bem estar e a conservação dessas espécies e da biodiversidade tropical.
O diretor do Inpa, Adalberto Val, realizou discurso de boas-vindas aos participantes, enfatizando a meta do workshop. “É um grande prazer para o Inpa participar deste encontro, deste workshop. Nós enfrentamos um grande desafio [com relação ao desenvolvimento] e é muito importante compartilharmos informações de diferentes partes do mundo, de diferentes organismos para encarar este desafio, na tentativa de criar novas maneiras de conservar nossa natureza”, disse.
Preocupação internacional
Pesquisadores dos países envolvidos na promoção do evento trouxeram apresentações de suas pesquisas e estudos para ilustrar como cada país lida com os problemas de conservação da biodiversidade. São temas que envolvem estudos com chimpanzés (Japão), conservação de vida selvagem (Índia), status de conservação de grandes animais (Malásia) e grandes mamíferos amazônicos (Brasil), entre outros.
A pesquisadora do Inpa e umas das coordenadoras do workshop, Vera Silva, realizou nesta manhã (23) palestra sobre pesquisas com mamíferos amazônicos brasileiros, com destaque para o trabalho que vem sendo realizado pelo Laboratório de Mamíferos Aquáticos (LMA/Inpa), com botos e ao final de sua apresentação defendeu um pedido: “Não deixem o boto se tornar apenas uma lenda”, referindo à lenda amazônica sobre o animal em questão.
O evento acontece das 8h30 às 17h30 também nesta quarta-feira (24), no Auditório da Ciência do Bosque da Ciência do Inpa. Além das apresentações orais, estão sendo proporcionados diversos trabalhos e pôsteres com horário pré-estabelecido, para que os autores possam apresentá-los aos interessados. As palestras são proferidas em inglês, sem tradução simultânea.
O Workshop é coordenado no Inpa pela pesquisadora Vera da Silva, da Coordenação de Biodiversidade do Inpa (CBio)/Laboratório de Mamíferos Aquáticos (LMA) e pelo pesquisador Shiro Koshima, diretor do Wildlife Research Center da Universidade de Kyoto (Japão).
Participam do evento representantes do Inpa, pelo Brasil; Wildlife Research Center da Universidade de Kyoto, pelo Japão; Indian Institute of Science/Center for EcologicalSciences, pela Índia; e pela Malásia, representantes da University Sabah Malysia/Institute of Tropical Biology and Conservation. A Associação Amigos do Peixe-boi (Ampa) apoia o evento.
Redes Sociais