Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Inpa outorga Menção Honrosa para personalidades de destaque na área científica
Início do conteúdo da página
Notícias

Inpa outorga Menção Honrosa para personalidades de destaque na área científica

  • Publicado: Domingo, 21 de Outubro de 2012, 20h00
  • Última atualização em Quinta, 07 de Maio de 2015, 08h49

 

Evento concede três prêmios anualmente desde 2008

 

Eduardo Gomes
Agraciados recebem medalha e certificado, autenticando a premiação

Por Clarissa Bacellar e Juan Mattheus

Na última sexta-feira (19) o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI) concedeu a Menção Honrosa Rio Negro em homenagem à três profissionais: Lúcia Kiyoko Ozaki Yuyama, José Jorge da Silva Rebello e Warwick Estevam Kerr, como forma de reconhecimento pelo trabalho e dedicação à ciência e desenvolvimento do Amazonas.

Segundo o diretor do Inpa, Adalberto Val, a Menção é significativa na carreira de um pesquisador. “Uma das coisas que acredito ser importante é o reconhecimento para com o trabalho que a ciência vem produzindo. A ciência de uma maneira geral tem uma penetração na sociedade de forma difusa. O alimento que comemos todo dia, o remédio que a gente toma, o carro, a televisão, o computador, tudo isso é produzido por um vasto conjunto de trabalhadores anônimos, então reconhecer essas atividades pela sociedade eu entendo ser especial”, afirmou.

Dos três homenageados da noite, somente um pode estar presente, José Jorge da Silva Rebello, pesquisador bolsista do Inpa desde 1994, que desenvolveu técnicas de formulações curtentes, procurando criar e estabelecer tecnologia para as peles de diversos peixes.

A também homenageada Lucia Kiyoko Ozaki Yuyama, pesquisadora do Grupo Alimentos e Nutrição na Amazônia do Inpa, possui vasto currículo com trabalhos e pesquisas sobre o potencial das frutas amazônicas. Representada por seu marido Kaoru Yuyama, também pesquisador do Instituto, Lucia Kiyoko enviou mensagem de agradecimento pela Menção e pelo apoio de todos na realização de suas pesquisas.

O terceiro homenageado da noite foi o ex-diretor do Inpa Warwick Estevam Kerr, que por muitos anos esteve à frente do Instituto, coordenando e criando diversas oportunidades para a pesquisa cientifica na região amazônica.

Em seu discurso, Val afirmou: “Neste momento estamos reconhecendo essas três pessoas que deram uma contribuição muito importante para a sociedade não só do Estado do Amazonas, mas para o mundo todo, pois a ciência não tem fronteiras”.

A união da ciência e da arte marcou o encerramento do evento, que contou com a apresentação de grupos de balé e instrumentistas que finalizaram a cerimônia apresentando músicas conhecidas, comocanção"Ne me quitte pas", composta pelo cantor e compositorbelgaJacques Brel, publicada em1959pelaWarner-Chappell, famosa na voz da cantora francesa Edith Piaf.

A premiação

Criado em 15 de agosto de 2008, a Menção Honrosa Rio Negro e é a mais alta homenagem conferida pelo Inpa à personalidades que contribuem significativamente para o desenvolvimento científico e tecnológico tanto do Estado quanto nacionalmente. Já foram premiadas nove autoridades dentro do Instituto e no Amazonas.

A definição dos nomes a serem condecorados com a Menção Honrosa Rio Negro é feita por indicação dos membros do conselho diretor do Inpa, formado por coordenadores gerais assessoria jurídica e de comunicação do Instituto.

“Essas homenagens servem de estímulo, principalmente para os jovens cientistas, a continuarem utilizando o máximo do potencial que tem para a produção de novas informações para uma sociedade melhor”, explicou o diretor do Instituto.

A solenidade de entrega contou ainda a participação da comunidade científica e de representantes de outras instituições de ensino e pesquisa, que prestigiaram a cerimônia realizada no Auditório da Ciência do Bosque da Ciência, Campus I do Instituto.

“Todos os que estudam novas tecnologias para superar os desafios da Amazônia devem ser prestigiados, devem ser premiados. Tenho certeza que os premiados fizeram muito pela região amazônica e que cada prêmio que recebemos aumenta a responsabilidade”, destacou o Major Eron Pacheco da Silva, que representou o Comandante Militar da Amazônia, Eduardo Villas Bôas.

Para saber mais sobre a trajetória de trabalho dos agraciados de 2012, acesse AQUI.

Foto da chamada: Eduardo Gomes
registrado em:
Fim do conteúdo da página