Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Inpa recebe mais de 100 mil visitantes durante Semana Nacional de Ciência e Tecnologia
Início do conteúdo da página
Notícias

Inpa recebe mais de 100 mil visitantes durante Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

  • Publicado: Domingo, 21 de Outubro de 2012, 20h00
  • Última atualização em Quinta, 07 de Maio de 2015, 08h48

 

O Instituto promoveu mais de 100 atividades, realizadas no Bosque da Ciência e em outros espaços

Por Josiane Santos

Fernanda Farias
Joseph Kaik Alves de Souza foi primeiro lugar no concurso de redação na categoria educação infantil

Uma semana intensa de atividades dedicadas à transmissão do conhecimento científico: essa foi a nona edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT). A iniciativa criada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) traz a cada ano atividades diversas voltadas para toda a sociedade.

Na tarde de sexta-feira (19), durante o encerramento da SNCT, o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI) premiou as melhores redações, com o tema “Porque preservar a floresta Amazônica”, de 10 estudantes de educação infantil, fundamental e médio das escolas de Manaus (AM), promovido pela Editora do Inpa e o Programa Ciência na Escola (PCE).

Os estudantes presentes na cerimônia de encerramento puderam assistir a uma apresentação teatral promovida pelo projeto “Insetos Aquáticos” do Inpa, cujo intuito era de ensinar a importância dessas espécies para o ecossistema da região bem como a necessidade de  manter os rios limpos.  

A SNCT busca levar às crianças e jovens, conhecimentos fundamentais sobre o desenvolvimento científico e incentivá-los a buscar mais informações para trabalhar com consciência ambiental. O “Inpa de Portas Abertas” possibilitou à sociedade conhecer o processo científico, além de estender atividades em alguns municípios do Amazonas e em Brasília (DF). “Mais de cem mil pessoas ouviram falar do Inpa, do Amazonas, insetos aquáticos, tartarugas-da-Amazônia, por meio de oficinas, palestras e exposições”, ressaltou o coordenador de extensões do Inpa, Carlos Bueno. 

No Amazonas, a SNCT é coordenada pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Amazonas (Secti-Am) com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam).

Edição especial do Circuito da Ciência

No próximo sábado (27), ainda como parte das atividades da SNCT, e início das comemorações dos 60 anos de existência do Inpa, acontece a oitava edição do Projeto Circuito da Ciência, às 8h, nas dependências do Bosque da Ciência.

Quatro escolas públicas do Amazonas participarão das atividades: escolas estaduais Antônio Matias Fernandes (Bairro da união), Manoel Rodrigues De Souza (Bairro Armando Mendes) e Profª. Roxana Pereira; escola municipal Nestor José Soeiro Do Nascimento (Comunidade São Pedro).

O Circuito da Ciência é uma realização do Inpa com patrocínio das empresas Petrobras e Moto Honda da Amazônia e Magistral e com apoio do Governo do Estado do Amazonas (Seduc), Prefeitura de Manaus (Semed, Semsa, Semulsp), Museu da Amazônia (Musa), Associação Amigos do Peixe-Boi (Ampa), Projeto Tartarugas da Amazônia, Associação dos Servidores do Inpa(Assinpa), Lapsea/Inpa, Sesc, Sesi, Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Faculdade Metropolitana de Manaus (Fametro), Universidade Nilton Lins (UniNiltonLins), Faculdade Literatus (UNICEL), Centro Universitário do Norte (Uninorte/Laureate), Vara Especializada do Meio Ambiente e de Questões Agrárias (VEMAQA), Instituto Irmanar e BROTHERS.

Exposições são realizadas para os jovens visitantes com o intuito de conhecerem na prática um pouco mais da Amazônia. Dentre as exposições, estão: Malária e Dengue, Leishmaniose, Invertebrados Terrestres Vivos, Insetos Aquáticos, Tartarugas da Amazônia,  Saúde Bucal (UEA-Ufam), Clube de Ciências da Ufam, Com Posição Certa da UniNiltonLins, Com Postura da Fametro, Projeto Despertando a Consciência da Uninorte, Sala de Ciências (SESC), Resíduos Sólidos/Semmas, Fitoterápicos-Óleos Amazônicos da UNICEL, Gestão de Resíduos da Moto Honda, Exposição Nipo-brasileira: atividades ambientais no Amazonas,  Distribuição de Revistas (SESI), Pirogravuras em Papel Reciclado, Grupo de Escoteiro Amazonas e PCE/Projeto “Caracterização da temperatura relativa do ar na Zona Leste de Manaus, Amazonas” (do Centro Municipal de Educação de Jovens e Adultos Professor Samuel Isaac Benchimol - Cemeja).  

Foto da chamada: Fernanda Farias

registrado em:
Fim do conteúdo da página