Na abertura oficial da SNCT, crescimento das atividades do AM foi destaque
Com mais de três mil atividades realizadas no estado do Amazonas, a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) teve abertura oficial durante a tarde desta quarta-feira (17) no Clube do Trabalhador no SESI
Por Josiane Santos
O Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI) é uma das instituições envolvidas na realização de diversas atividades durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), com o programa “Portas Abertas” que acontece no Bosque da Ciência do Instituto.
De acordo com Ildeu de Castro Moreira, diretor do Departamento de Popularização e Difusão da Ciência e Tecnologia do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e coordenador nacional da SNCT, a escolha do tema deste ano foi feita em virtude da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável – Rio + 20. “Resolvemos escolher essas três dimensões fundamentais que abrange o econômico, social e ambiental”, explicou. O tema deste ano é “Sustentabilidade, Economia Verde, Erradicação da Pobreza”.
O aumento na quantidade e qualidade das atividades realizadas em todo o Brasil foi destacado por Moreira: “A SNCT em nove anos cresceu muito com a participação dos estados e municípios. Acho que nós temos melhorado na qualidade das atividades, elas estão ficando mais interativas e dinâmicas, envolvendo mais a participação dos jovens”.
SNCT no AM
Este ano conseguiu-se promover atividades em todos os 62 municípios do Estado e o Inpa está contribuindo com mais de 100 atividades no Bosque da Ciência, nos municípios de Coari e Itacoatiara e exposição em Brasília (DF).
Outras programações estão acontecendo na capital como: “Estação Ciência”, no Clube do Trabalhador do Serviço Social da Indústria (Sesi); “Ciência no Parque”, no Parque da Cidade da Criança; “Pedalada da Ciência”, com saída no Parque dos Bilhares na próxima terça-feira (23), às 19h30; “Café Científico”, que acontece até o dia 30 deste mês, entre 19h e 21h, no Espaço Cultural da Livraria Valer; “Melhor Idade na Ciência” – oficinas sustentáveis voltados para pessoas acima de 60 anos – acontece na Escola de Saúde da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) até o dia 27; e o “Papo Ciência na Escola”.
O secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do Amazonas (Secti-Am), Odenildo Sena, destacou que os investimentos que o Estado tem feito para a área de C,T&I e o crescimento das atividades a cada ano, durante a SNCT, servem como “vitrine de demonstração” dos avanços que Estado teve na última década. “O fato de estarmos à frente de todos os outros estados em número de atividades desenvolvidas na Semana nos dá muita satisfação, e é um demonstrativo de quanto o estado, nesses últimos quase dez anos, deu um salto significativo na ciência, tecnologia e inovação”, ressaltou.
Parabenização aos 60 anos do Inpa
Durante o discurso de abertura da SNCT no Amazonas, Ildeu Moreira agradeceu diversas instituições de ensino e pesquisa envolvidas no evento e destacou o Inpa pela comemoração de seus 60 anos. “Acho que é uma instituição fundamental para o Brasil, que tem no meu ponto de vista feito um trabalho muito bom como o ‘Circuito da Ciência’, a SNCT, e inúmeras atividades que o Inpa já fazia antes, mas nos últimos anos cresceu muito a interação com as comunidades, não só em Manaus, mas no interior do Amazonas e em todo o Brasil. Parabenizo toda a equipe do Inpa tanto pelo trabalho de pesquisa e também pelo trabalho de divulgação científica”, saudou.
A SNCT é uma realização do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), sendo no Amazonas coordenada pela Secti-Am, com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam).
Foto da chamada: Eduardo Gomes
Redes Sociais