Semana Nacional de Ciência e Tecnologia tem início no Inpa
A SNCT acontece em todo o Brasil entre os dias 15 e 21 deste mês, e tem como tema “Economia verde, sustentabilidade e erradicação da pobreza”
Por Clarissa Bacellar
Nesta terça-feira (16) aconteceu a abertura institucional da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) no Auditório da Ciência do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI), o Inpa de Portas Abertas, que contou com a participação de várias escolas de Manaus e com a apresentação da Banda do Exército.
Para um dos coordenadores do evento no Inpa e pesquisador do Instituto, Hugo Mesquita, o trabalho desenvolvido durante a Semana, desde 2004, é mais uma ferramenta de difusão científica que cria cultura para todos, representando o crescente interesse de jovens e crianças pelo estudo da ciência. “É uma quantidade muito grande de gente trabalhando para realizar esse evento. Isso faz com que a gente consiga mostrar que a proposta deu certo. Semana de C&T esta popularizando a ciência no Brasil e no estado do Amazonas”, afirmou.
A abertura contou ainda com a presença do Deputado Estadual Luiz Castro, que declarou: “É uma alegria muito grande para mim como cidadão e como presidente da Comissão de Meio Ambiente compartilhar a bandeira da ciência e tecnologia”.
“O conhecimento não é só razão, é também sentimento, porque se você não sentir, se você não compreender a dimensão de como é importante a natureza e que se deve respeitá-la, você acaba cometendo erros que representam hoje o aquecimento global, que representam a poluição de nossos rios e igarapés e tanta coisa ruim que o homem fez com a fome de gerar riqueza sem se preocupar com a natureza”, advertiu o deputado.
Incentivo e concretização de metas
A SNCT busca levar a jovens e crianças conhecimentos fundamentais sobre o desenvolvimento científico e incentivá-los a buscar mais informações e trabalhar com consciência ambiental.
Para o jovem estudante do segundo ano de ensino médio da Escola Estadual Santana, Rodrigo Medeiros Carioca, participar da Semana representa uma chance para os jovens conhecerem os problemas e soluções enfrentados e criados para se efetivar o desenvolvimento sustentável. “Mesmo com tudo que está acontecendo no mundo ainda existe esperança de ver que existem pessoas que são dedicadas ao ambiente que nós vivemos e isso nos dá a chance de conhecer, se aprofundar em assuntos sobre a natureza e o que podemos fazer daqui em diante para ajudar”, disse.
De acordo com o diretor substituto do Inpa, Estevão Monteiro, é importante dar atenção às oportunidades que surgem para conhecer a ciência e, claro, manter-se interessado. “Quando criança eu tive essa oportunidade. Mas com mudanças significativas, ao longo desse tempo, as oportunidades que vocês dispõem hoje são muitas mais”, lembrou o pesquisador.
“Quando a ciência e tecnologia estiver forte o suficiente para servir a sociedade nas condições que nós precisamos, o Brasil vai alcançar o estágio de país de primeiro mundo”, assegurou o deputado Luiz Castro.
O Inpa, além de desenvolver atividades nas dependências do Bosque da Ciência - com palestras, estandes, exposições e outras atividades - , também participará com ações no interior do Estado nos municípios de Coari e Itacoatiara e exposição em Brasília.
O Instituto conta com o apoio do Ministério de Ciência Tecnologia e Inovação (MCTI) e com o financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), para a realização de algumas das atividades propostas para a Semana.
SNCT
A finalidade principal da SNCT é mobilizar a população, em especial crianças e jovens, em torno de temas e atividades de Ciência e Tecnologia (C&T), valorizando a criatividade, a atitude científica e a inovação.
O evento em todo o Brasil contará com a participação de universidades e instituições de pesquisa e ensino, outras entidades que também farão parte das atividades, contribuindo para o desenvolvimento e para a divulgação científica.
Confira e acompanhe a programação completa do Inpa de Portas Abertas durante a SNTC em: http://semanact.inpa.gov.br/
Foto da chamada: Eduardo Gomes
Redes Sociais