Inpa prepara programação diversificada para Semana Nacional de Ciência e Tecnologia
O evento contará com a realização de atividades de difusão, debates e a discussão de estratégias para mudanças necessárias para a implementação de uma economia verde
Por Juan Mattheus*
Entre os dias 15 e 21 de Outubro de 2012 acontecerá em todo o Brasil a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), que terá como tema “Economia verde, sustentabilidade e erradicação da pobreza”. O Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI), além de desenvolver atividades nas dependências do Bosque da Ciência, também participará com ações no interior do Estado e exposição em Brasília.
A abertura da Semana acontecerá no Auditório da Ciência do Bosque da Ciência no Inpa no dia 16 de Outubro, às 9h e abertura oficial no Estado ocorrerá na Estação Ciência no Clube do Trabalhador do Serviço Nacional da Indústria (SESI) no dia 17 de Outubro, às 16h.
As atividades do Instituto no interior do Estado serão realizadas nos municípios de Coari e Itacoatiara, com palestras da bióloga Tamires Resende, sobre “Influência e detecção da cocaína no desenvolvimento de moscas criadas em tecido de coelhos intoxicados”, e da estudante de pós-graduação do Inpa, Valdeana Linard, sobre “Bioquímica da Decomposição”
Em Brasília, o Inpa estará presente realizando atividades de educação ambiental e sobre insetos aquáticos, ministradas pelas pesquisadorasNeusa Hamada e Solange Farias. A finalidade principal da SNCT é mobilizar a população, em especial crianças e jovens, em torno de temas e atividades de Ciência e Tecnologia (C&T), valorizando a criatividade, a atitude científica e a inovação.
O Instituto conta com o apoio do Ministério de Ciência Tecnologia e Inovação (MCTI) e com o financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), para a realização de algumas das atividades propostas para a Semana.
O evento em todo o Brasil contará com a participação de universidades e instituições de pesquisa, escolas públicas e privadas, institutos de ensino tecnológico, centros e museus de C&T, entidades científicas e tecnológicas, fundações de apoio à pesquisa, parques ambientais, unidades de conservação e jardins botânicos e zoológicos.
Além disso, secretarias estaduais e municipais de C&T e de educação, empresas públicas e privadas, meios de comunicação, órgãos governamentais, ONGs e outras entidades da sociedade civil também farão parte das atividades, contribuindo para o desenvolvimento e para a divulgação científica.
Acompanhe a programação do Inpa em: http://semanact.inpa.gov.br/
*Com informações da página oficial daSNCT 2012
Redes Sociais