Semana de Virologia do Inpa busca atrair interessados pelo tema
O evento é uma parceria entre o Inpa e o Laboratório de Virologia da Universidade de São Paulo (USP), e contou com palestras de renomados cientistas a respeito dos processos e andamentos de pesquisas na área
Por Juan Mattheus
Nesta quarta-feira (10), no auditório da Biblioteca do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI), aconteceu o encerramento da Semana de Virologia, que apresentou palestras e seminários de especialistas da Universidade de São Paulo (USP). Os pesquisadores abordaram os “Aspectos Moleculares e Evolutivos dos Adenovírus”.
Segundo o coordenador do evento, Cristovão Costa, o objetivo maior é a divulgação mais ampla da virologia humana e animal. “O instituto possui apenas um especialista em virologia, então, com essa interação que possuímos com esse grupo do Laboratório de Virologia da USP, foi oportuno elaborar essa semana de virologia para a disseminação do conhecimento”, explicou o pesquisador do Inpa.
Outro ponto importante que Costa destacou sobre a realização do evento, além da importância da promoção do conhecimento e a atração de estudantes para a virologia, pois são poucos alunos que procuram por essa área de estudo.
Para a estudante e bolsista do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Anne Katrine Amazonas, o interesse em participar do seminário veio pela complementação de conhecimento ao seu projeto, que aborda a questão dos rotavírus. “Essa semana de virologia é importante, pois abriu minha mente para muitas questões e tirou muitas dúvidas, além de receber esse conhecimento através de doutores da USP, que possuem um conhecimento mais avançado sobre as questões dos vírus”, ressaltou a bolsista.
A pesquisadora do Instituto de Virologia da USP, Charlotte Marianna Hársi, reforçou a opinião de Cristovão Costa sobre a importância de realizar o seminário para despertar o interesse e repassar essas informações e conhecimentos aos cientistas, estudantes e curiosos sobre o assunto. “Esse conteúdo passado no seminário serve para auxiliar os estudantes a realizarem suas pesquisas de forma correta e, consequentemente, obter bons resultados”, garantiu.
Redes Sociais