Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Inpa é homenageado na ALEAM por seus 60 anos de criação
Início do conteúdo da página
Notícias

Inpa é homenageado na ALEAM por seus 60 anos de criação

  • Publicado: Quarta, 03 de Outubro de 2012, 20h00
  • Última atualização em Quinta, 07 de Maio de 2015, 08h14

 

A iniciativa do deputado José Ricardo Wendling foi aprovada por meio do Requerimento de nº 2.271/2012

Por Fernanda Farias

Eduardo Gomes
Durante a sessão solene, o Grupo Singeleza, composto de crianças, cantou uma versão de Asa Branca alusiva à trajetória do Inpa

Em uma Sessão Especial no plenário da Assembléia Legislativa do Amazonas (ALEAM), realizada pelo deputado José Ricardo Wendling, o Instituto Nacional de Pesquisas do Amazonas (Inpa/MCTI) recebeu nesta quinta-feira (04) uma homenagem por seu aniversário de 60 anos de criação e por vir cumprindo seu objetivo de promover o desenvolvimento da região amazônica por meio de pesquisas e da socialização do conhecimento.

“O Inpa hoje é conhecido mundialmente e se envolve em várias áreas do conhecimento, subsidiando projetos e pesquisas. A sociedade precisa saber mais sobre as ações do instituto, sobre as parcerias nacionais e mundiais e também como andam seus investimentos, já que é importante órgão no desenvolvimento do estado do Amazonas”, pronunciou o deputado na abertura da solenidade.

Na mesa solene autoridades da Assembléia e de outros institutos fizeram um simbólico discurso referente aos 60 anos de criação do Instituto, entre eles o diretor-executivo da Fundação Amazônica de Defesa da Biosfera (FDB), José Seráfico. “Vejo o Inpa mais que útil para a população, é um instituto necessário para toda Amazônia. E é nítido que houve uma revolução nos últimos anos, pois agora se tornou uma instituição aberta à população”, comentou.

Dedicação e compromisso

No seu discurso de agradecimento à homenagem, o diretor do Inpa, Adalberto Val, agradeceu ao deputado pela Sessão Especial e aos demais parceiros e lembrou que a ciência e tecnologia são realizadas em conjunto, assim como a disseminação do conhecimento. “A socialização da informação é uma das atividades fundamentais da ciência e da tecnologia e ela não é feita de uma mão única, de dentro dos laboratórios para a sociedade, ela precisa ser feita numa mão dupla, onde levamos as informações e obtemos as demandas para trazer para as bancadas dos laboratórios”, explicitou Val.

Para a sessão foram convidados vários órgãos e entidades, como a Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia e Inovação (Secti-AM); Secretaria de Produção Rural (Sepror); Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SDS); Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa); Centro de Biotecnologia da Amazônia (CBA); Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam); Fundação Centro de Análise, Pesquisa e Inovação Tecnológica (Fucapi); Universidade do Amazonas (Ufam); Universidade do Estado do Amazonas (UEA); Comando Militar da Amazônia (CMA); entre outros.

O encerramento da homenagem foi conduzido pelas crianças do Grupo Singeleza, que cantaram uma música alusiva aos 60 anos do Inpa, letra criada por Camilo Assunção com base na famosa melodia de Asa Branca, de Luíz Gonzaga.

Trecho da canção: Parabéns ao nosso Inpa/Nosso orgulho em pesquisa/ Seus diretores e pesquisadores/ Com seus trabalhos nos tranquiliza/ Deixamos nosso parabéns/ ao instituto de pesquisa/ 60 anos de bons trabalhos/ Toda sua meta se realiza.

Foto da chamada: Eduardo Gomes
registrado em:
Fim do conteúdo da página