Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Instituições de ensino e pesquisa do Amazonas recebem nova capacidade de acesso a internet: a Rede Ipê
Início do conteúdo da página
Notícias

Instituições de ensino e pesquisa do Amazonas recebem nova capacidade de acesso a internet: a Rede Ipê

  • Publicado: Terça, 02 de Outubro de 2012, 20h00
  • Última atualização em Quinta, 07 de Maio de 2015, 08h10

 

“Essa nova capacidade trará mais desenvolvimento para a região Norte, permitindo que diminua, cada vez mais, a desigualdade do restante do país”, discursou o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antonio Raupp

Por Fernanda Farias

Para inaugurar a nova capacidade da Rede Acadêmica Brasileira, a Rede Ipê, na região Norte, com velocidade de conexão à internet cinco vezes mais rápida, e potencializar a rede metropolitana de Manaus (MetroMao), o ministro de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Marco Antonio Raupp, compareceu nesta terça-feira (02) à sede do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI).

A Rede Ipê recebeu ampliação da velocidade agregada à rede do estado de 200 Mb para 1 Gb/s. Dez instituições manauaras de ensino e pesquisa terão uma velocidade de conexão à Internet cinco vezes mais rápida, o que possibilita o aumento da pesquisa e da capacitação na região.  Entre as Instituições beneficiadas estão: Inpa; Embrapa; Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (Ifam); Universidade do Estado do Amazonas (UEA); Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa); entre outras.

“Estamos dando um salto estrutural na qualidade da RNP em Manaus. Em vez da transmissão via rádio, de menor capacidade e maior instabilidade, a transmissão passa a ocorrer por meio de fibras ópticas, o que garante maior tráfego de informações e também maior estabilidade nas conexões”, explicou o ministro Raupp.

Estavam presentes na solenidade de lançamento o diretor do Inpa, Adalberto Val; a diretora executiva da Embratel, Maria Teresa Lima; o secretário da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti-AM), Odenildo Sena;  e o diretor geral da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), Nelson Simões.

Para Val, essa ampliação vem para otimizar o tempo dos pesquisadores e estudantes que utilizam a internet no seu cotidiano. “Com essa nova capacidade da rede, as dificuldades serão minimizadas cada vez mais, pois antes havia uma limitação para se comunicar com o mundo em virtude das condições da infraestrutura”, enfatizou.

Reunião com Instituições de ensino e pesquisa do AM

Na ocasião, representantes de universidades e institutos de pesquisas do Amazonas se reuniram com o do ministro Raupp para uma breve apresentação de suas atuais ações de pesquisa e desenvolvimento.

O diretor do Inpa, durante a reunião, salientou que o Instituto, nos últimos anos, passou por uma reforma administrativa trazendo novos focos de pesquisa e ainda na sua estrutura, com novos prédios e laboratórios. “Além de toda estrutura dos laboratórios, aqui no Inpa, nos preocupamos em formar recursos humanos e socializar todo conhecimento obtido, pois a ciência é uma atividade viva, a cada momento estamos construindo informações novas”, destacou.

registrado em:
Fim do conteúdo da página