Circuito da Ciência estimula crianças ao conhecimento científico com atrações variadas
O evento do Inpa, que já recebeu cerca de 40 mil alunos desde o início do projeto, realizou sua 127ª edição neste sábado (29)
Por Juan Mattheus
Em clima de animação e curiosidade cerca de 300 alunos de escolas da capital amazonense participaram, na manhã de sábado (29), da 7ª Edição do Circuito da Ciência deste ano, nas dependências do Bosque da Ciência do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI).
As crianças participantes do projeto puderam visitar as instalações do bosque e conhecer atrações como o viveiro das ariranhas e os peixes-bois. Além disso, visitaram os estandes de vários projetos, tanto do Instituto quanto dos parceiros, atentos às informações e explicações, como: Nutrição (Irmanar), Sala de Ciência (Sesc), Grupo de Escoteiros do Amazonas, Clube de Ciências (UFAM), Conhecendo a SEMMAS, Malária e Dengue, Saúde Bucal (UEA-UFAM), Invertebrados Terrestres, Tartarugas da Amazônia etc.
Dentre os estandes, o da Câmara de Comércio e Indústria Nipo-Brasileira do Amazonas (Kaigisho), foi um dos mais visitados, por se tratar de um novo parceiro do evento, e expôs fotografias sobre atividades ambientais no Amazonas. “A comissão de meio ambiente criada e que possui a colaboração de diversas empresas japonesas, leva justamente essa conscientização ambiental para as crianças e comunidade como um todo”, afirma um dos representantes da comissão, Eduardo Sales.
Para o coordenador do Circuito, Jorge Lobato, o evento e a adesão de novos parceiros mostra a consolidação do Instituto que vem desenvolvendo um programa de difusão científica que serve como essa interface com a sociedade. “A soma toda é reconhecer o valor do trabalho de cada um que se dispõe a comparecer no sábado voluntariamente e a ajudar a sociedade a formar mais agentes multiplicadores de conhecimento”, completa o coordenador.
O Circuito da Ciência é uma realização do Inpa com patrocínio de Petrobras e Moto Honda da Amazônia e conta com o apoio de: Governo do Estado do Amazonas (SEDUC), Prefeitura de Manaus (Semed, Semsa, Semulsp), Lapsea/Inpa, Associação Amigos do Peixe-Boi (Ampa), Associação dos Servidores do Inpa (Assinpa), SESC, SESI, Ufam, UEA, Fametro, Uniniltonlins, Unicel, Uninorte, Instituto Irmanar, Magistral e Brothers. Acontece no último sábado de todo mês.
Redes Sociais