Inpa recebe Associação Alemã de Jornalistas Científicos
Informações sobre as pesquisas do Instituto, obtidas pelos jornalistas, serão veiculadas nos meios de comunicação da Alemanha
Por Fernanda Farias
Durante quatro dias, 17 jornalistas da Associação Alemã de Jornalistas Científicos (WPK), tiveram a oportunidade de conhecer de perto algumas pesquisas que o Instituto Nacional de Pesquisas Amazônia (Inpa/MCTI) realiza na região amazônica.
No domingo (22), acompanhando os jornalistas, estavam os pesquisadores Jochen Schöngart, Antônio Manzi e Prakki Satyamurty, que apresentaram toda a estrutura do Programa de Grande Escala da Biosfera-Atmosfera na Amazônia (LBA) durante visita à Reserva Biológica de Cuieiras, Km 34 da BR-174. “Apenas dessa forma os jornalistas vão obter em primeira mão informações de instituições que trabalham aqui na Amazônia e o Inpa vem realizando pesquisas relevantes na nossa região ao que concernem as mudanças do clima e outras preocupações referentes à Amazônia”, explicou Schöngart.
Adapta/LMA/CPPMA
Na segunda-feira (24) os jornalistas visitaram o Centro de Preservação e Pesquisa de Mamíferos Aquáticos (CPPMA), em Balbina, e, recebidos pelas pesquisadoras Daniela Ribeiro e Stella Lazarini, esclareceram dúvidas sobre as ameaças que os mamíferos aquáticos da Amazônia sofrem, além de conhecerem como é realizada a educação ambiental nas comunidades ribeirinhas
“A vinda dos jornalistas científicos aqui no CPPMA é uma oportunidade única de troca de experiências, onde podemos mostrar todo o trabalho que é feito aqui com os mamíferos aquáticos, das pesquisas até nosso trabalho com a comunidade, pela tentativa de preservação das espécies ameaçadas”, comentou a veterinária do CPPMA, Daniela Ribeiro.
Projetos visitados
Durante a visita ao instituto na terça-feira (25), acompanhados da pesquisadora Maria Tereza Piedade, os jornalistas visitaram as instalações do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT) Adaptações da Biota Aquática da Amazônia (Adapta), e ainda as ações que o Laboratório de Mamíferos Aquáticos (LMA) realiza juntamente com a Associação Amigos do Peixe-boi (Ampa), com o auxílio da pesquisadora Vera Silva. Tiveram ainda uma conversa com os pesquisadores Phillip Fearnside, William Magnussum e Niro Higuchi sobre suas respectivas pesquisas.
A visita da comitiva alemã terminou com uma excursão fluvial ao redor de Manaus na quarta-feira (26), organizada pelo projeto Inpa/Max Planck, onde alguns pesquisadores os acompanharam para debater sobre áreas úmidas, limnologia, hidrologia, ictiofauna e código florestal.
Instituições Brasileiras
Os jornalistas científicos passaram por outras instituições de pesquisas Brasileiras, como a Universidade de São Paulo (USP), a Universidade do Estadual de Campinas (Unicamp), o Laboratório Nacional de Ciência e Tecnologia (CTBE), o Instituto Nacional de Pesquisa Espacial (INPE), o Instituto de Pesquisas Ecológicas (IPE), entre outras.
Foto da chamada: Josiane Santos
Redes Sociais