Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Inpa sedia lançamento de Edital da Capes
Início do conteúdo da página
Notícias

Inpa sedia lançamento de Edital da Capes

  • Publicado: Terça, 25 de Setembro de 2012, 20h00
  • Última atualização em Segunda, 04 de Maio de 2015, 11h13

 

“Programa Pró-Amazônia: Biodiversidade e Sustentabilidade”, com edital lançado nesta quarta-feira (26) em Manaus, vai beneficiar Instituições de ensino na região e prevê desenvolvimento científico na Amazônia

Por Eduardo Gomes

O Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI) sediou entre os dias 25 e 26, a Reunião/regional Norte do Fórum Nacional de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação. Na manhã desta quarta-feira (26), ocorreu o lançamento do “Programa Pró-Amazônia: Biodiversidade e Sustentabilidade” da Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), em parceria com as Fundações de Amparo à Pesquisa dos Estados da região amazônica.

Estiveram presentes o diretor do Inpa, Adalberto Val; o presidente da Capes, Jorge Guimarães; o diretor de Engenharia, Ciências Exatas, Humanas e Sociais do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Guilherme Melo; e o deputado da Comissão de Ciência e Tecnologia da Câmara Federal, Siba Machado.

Em seu discurso, Val falou sobre a felicidade em receber o lançamento do programa nas vésperas da data em que o Inpa comemora seus 60 anos de criação, lembrou também que o Instituto foi o primeiro a criar um programa de pós-graduação em botânica da região e alertou para novas propostas. “Precisamos elaborar programas fortes de integração nacional”, enfatizou.

O Programa tem o intuito de estimular a realização de projetos de pesquisas, utilizando-se de recursos humanos e infraestrutura disponíveis em diferentes Instituições de Ensino Superior (IES). Além disso, visa possibilitar a produção de pesquisa e inovação, associadas à iniciação, pesquisas e formação de doutores, assim como a realização de estágio pós-doutoral, incentivando projetos que contemplam a participação de empresas sediadas na Região Norte.

Guimarães explicou que a execução do programa pretende motivar e alcançar as IES visando o bom desenvolvimento do Pró-Amazônia. “É necessário que possamos realizar um programa articulado, mas só será possível se tivermos a presença dos principais atores, que são as universidades. A Amazônia é importante demais para o Brasil fechar os olhos em relação a isso”, comentou.

Entre as áreas temáticas contempladas estão: agroecologia; água e recursos hídricos; biotecnologia; engenharias; fármacos; recursos pesqueiros; recursos naturais; saúde; segurança alimentar e sustentabilidade dos núcleos urbanos. A Capes não descartou a possibilidade de submissão de projetos direcionados para outras áreas de interesse com foco nos temas relacionados com o programa, desde que sejam apresentadas justificativas que demonstrem a viabilidade e importância das mesmas.

Os projetos aprovados serão contemplados com as modalidades de bolsas de iniciação científica, doutorado, pós doutorado e professor visitante nacional, além de recursos de custeio para a execução dos projetos. O Edital será publicado nesta quinta-feira (27) no portal de notícias da Capes.

registrado em:
Fim do conteúdo da página