Bosque da Ciência do Inpa recebe crianças escolhidas da promoção “Uma Aventura Selvagem”
O apresentador e biólogo Richard Rasmussen interagiu com os animais do bosque mostrando para os vencedores aspectos científicos e curiosidades
Por Juan Mattheus
Com clima de muita diversão, as gravações do programa “Aventura Selvagem”, do SBT, foram realizadas nas dependências do Bosque da Ciência no Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI) nesta segunda-feira (24).
As crianças escolhidas pela promoção “Viva uma aventura selvagem”, proporcionada pela TV Em Tempo, percorreram diversos pontos do Bosque, guiados pelo apresentador do programa, Richard Rasmussen, que promove grandes encontros interativos com os mais variados animais, de forma natural e acompanhados por pesquisadores do Instituto.
O coordenador do Bosque da Ciência, Jorge Lobato, destaca a parceria de aproximadamente quatro anos do trabalho de Rasmussen com crianças e a interação com pesquisas científicas. “Isto está se consolidando, pois um trabalho como esse dá uma importância muito grande, principalmente do âmbito da popularização da ciência em nível nacional, através do programa que mostra um panorama geral da Amazônia, o que dá um destaque muito grande para o Inpa”, afirma Lobato.
As crianças visitaram vários lugares de “parada obrigatória” para quem visita o Bosque, como as trilhas, a Ilha da Tanimbuca e o Condomínio das Abelhas, que chamaram muita atenção, além de observarem a diversidade de macacos e outros animais que vivem livres.
Um dos pais presentes, o biólogo José Cleôncio, falou da importância da realização dessas atividades como forma de ensinar. “Nós estamos fazendo coisas que muitas vezes as pessoas que visitam o Inpa não podem fazer, como ter essa interação mais de perto com os animais”, assegura.
Foram visitados também o viveiro de ariranhas e os tanques de peixe-boi, do parque Robin C. Best, e também o viveiro dos jacarés, um dos momentos que mais prendeu a atenção das crianças.
Uma das escolhidas para participar do programa, Mariane Souza, estava muito animada com a gravação do programa. “Eu estou achando tudo muito divertido e muito importante para que todas as outras crianças que estão aqui aprendam sobre a importância da natureza”, disse a estudante.
Para Rasmussen, as possiblidades que o Bosque da Ciência oferecem e a parceria estabelecida nos últimos anos mostra que ciência não precisa ser encarada como uma algo tedioso. “O estudar ciência tem que ser uma coisa divertida, porém ela só pode ser tudo isso quando é repartida. O que nós temos feito aqui junto ao Inpa é tentar fazer com que o conhecimento seja passado dessa forma divertida e interativa, como é a cara do nosso programa”, completa o apresentador.
Redes Sociais