Inpa encerra atividades do I Curso de animais em laboratório
Objetivo do curso foi promover a capacitação de jovens, estimulando-os a atuarem tecnicamente com roedores de padrão sanitário SPF (Specific Pathogen Free) no Biotério Central do Instituto ou em outras instituições de ensino e pesquisa de Manaus
Por Eduardo Gomes
Encerraram na tarde da última sexta-feira (14) as atividades do I Curso de animais de laboratório, promovido pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI). O curso foi ministrado entre os últimos dias 10 e 14, como objetivo de capacitar graduandos dos cursos de biologia, zootecnia, medicina veterinária, biomedicina e farmácia, técnicos de laboratório.
“É muito gratificante saber que a gente pode multiplicar esse conhecimento e pode capacitar para uma estrutura que o Inpa possui que está disponível para pesquisador, estudante e técnico. Em seguida poderemos capacitar professores, pesquisadores, pós-graduandos que se atualizem na área e que adquiram o mesmo conhecimento e tragam resultados para as pesquisas do Instituto e toda a região da Amazônia”, disse a gestora técnica administrativa do biotério central do Inpa, Natalia Salinas.
Para o biólogo Marcio Vinicius, que participou do curso, conhecer as atividades realizadas em um biotério agregou ainda mais conhecimentos em sua área de estudo. “Esse curso só veio a somar ainda mais com os nossos conhecimentos. Esses animais, a meu ver, têm uma parcela muito importante no nosso bem estar, tanto para a área da saúde como da vaidade, ou seja, tudo o que nós usamos de produtos para o nosso bem estar já foi testado nesses animais, para que posteriormente nós pudéssemos nos adaptar a esses produtos”, explicou.
O evento é uma realização do Biotério Central do Inpa; Biotec - Solução Ambiental; Coordenação de Pesquisas e Acompanhamento das Atividades Finalísticas (CPAF) e Coordenação de Assuntos Estratégicos (COAE).
Redes Sociais