Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Reunião internacional destaca biodiversidade Amazônica
Início do conteúdo da página
Notícias

Reunião internacional destaca biodiversidade Amazônica

  • Publicado: Terça, 11 de Setembro de 2012, 20h00
  • Última atualização em Segunda, 04 de Maio de 2015, 10h47

 

Um dos principais resultados esperados da reunião da OTCA no Inpa é discutir propostas para poder avançar na estruturação do Observatório Regional Amazônico

Por Fernanda Farias

Durante a tarde desta terça-feira (11), a I Reunião do Observatório Regional Amazônico, preparada pela Organização do Tratado da Cooperação Amazônica (OTCA), prosseguiu com as apresentações das delegações dos países-membros sobre o programa de gestão, no Auditório da Ciência, do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI).

O representante da delegação do Peru, Herman Tello Fernandez, discorreu sobre “Gestão e sistemas de informações sobre a biodiversidade Amazônica”. “Temos sistemas de informações da biodiversidade biológica e ambiental da Amazônia peruana, que apresentam dados para conservação para o uso da biodiversidade, um exemplo é o Centro de Promoção Da Biodiversidade Amazônica Peruana”, relatou o diretor do programa BIOINFO.

O Ministro de Ciência, Tecnologia e Inovação da Venezuela, José Luiz Berroterán, explanou sobre o sistema de informação geográfica para uma nova ordem territorial. “Um dos principiais objetivos do sistema será definir áreas de interesses socioprodutivos e delimitar as áreas de recuperação ambiental”, afirmou.

OTCA

A OTCA foi organizada visando propostas de estruturas técnicas para poder estabelecer o Observatório Regional Amazônico, que inclui a plataforma de cooperação na área ambiental, constituída por um sistema de informação integrado e um sistema regional de capacitação com ênfase no estudo da biodiversidade amazônica.

Programação

Nesta quarta-feira (12) as comitivas reúnem-se em grupos para discutir políticas institucionais para debater temas específicos, seguido de apresentações de acordos de cada grupo e elaboração de sugestões para a construção do Observatório Regional Amazônico, discutindo intercâmbio sobre os acordos e ainda recomendações técnicas para a estrutura do observatório.

registrado em:
Fim do conteúdo da página