Inpa apresenta exposição coletiva de artistas plásticos amazonenses
A exposição contará com diversos trabalhos que tratarão do tema Amazônia sob diversos aspectos e cores
Por Juan Mattheus
O Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI), em parceria com a Associação Amazonense de Artes Plásticas (AMAP), realiza quarta-feira (12), no Paiol da Cultura do Bosque da Ciência, a abertura de uma exposição coletiva com a participação de 14 artistas que irão apresentar seus trabalhos com o tema “Amazônia”.
Nos 30 anos de existência da AMAP um grande número de artistas já passou pela associação, como é o caso do ex-presidente da Associação, Anísio Melo, e de vários outros que hoje residem e trabalham em outros Estados. Atualmente, a AMAP possui em seu quadro artistas de vários municípios, como: Parintins, São Paulo de Olivença, Itacoatiara e Coari.
Nas palavras do atual presidente da AMAP, Luís Antônio de Souza, a dificuldade geográfica torna difícil reunir todos os artistas. “Conforme as possibilidades que nós temos, nós conseguimos reunir pelo menos uma ou duas vezes ao ano esses artistas, para discutirmos a questão da arte no nosso estado”, explica.
O escultor amazonense Jessé Araújo trará para a exibição algumas de suas obras esculpidas em arenito amazônico, com trabalhos de modelagens utilizando técnicas que usam poucas ferramentas e mais o uso dos dedos. “Eu prefiro utilizar materiais não convencionais, como a terracota (argila), sempre tentando ver as novas possibilidades de modelagem em outros tipos de materiais”, esclarece o artista.
Outro artista que também irá expor, Pietro Bruno, possui um estilo que se vincula ao paisagismo-impressionista, que prima pela combinação de cores, pelo jogo de luz; pelo contraste, profundidade e movimento; e pelo volume e indefinição de formas, elaboradas sempre em sintonia com a natureza. Bruno trará para a exposição duas obras, juntamente com sua aluna e artista convidada Help Moyana.
As obras ficarão expostas no Paiol da Cultura no período de 12 de Setembro a 14 de outubro, de 8h as 17h, de segunda à sexta-feira. O acesso ao Paiol é realizado pelo Bosque.
Redes Sociais