Inpa sedia reunião internacional para elaborar fórum sobre estudo da biodiversidade amazônica
Reunião da OTCA discutirá a criação do Observatório da Amazônia
Por Clarissa Bacellar
O Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI) sedia, nesta terça-feira (11) e na quarta-feira (12), a reunião dos representantes dos oito países da Organização do Tratado da Cooperação Amazônica (OTCA) - Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, Guiana, Peru, Suriname e Venezuela - para discutir o estabelecimento do Observatório Regional da Amazônia, um fórum permanente de instituições voltado à elaboração de estudos de interesse para a região, com ênfase no estudo da biodiversidade amazônica.
Incluindo a Plataforma para a Cooperação na área ambiental, que consiste no sistema integrado de informação e uma formação regional de capacitação, o encontro em Manaus tem também o compromisso de constituir um sistema integrado de informação, cursos de intercâmbio e seminários regionais.
Segundo a Coordenadora de Cooperação & Intercâmbio do Inpa, Magali Henriques, os representantes dos países-membros deverão discutir iniciativas nacionais que poderiam ser integradas ao esforço de implementação do Observatório Regional da Amazônia. “O objetivo dessa reunião é estabelecer as bases do projeto do Observatório Amazônico que deverá ser apresentado na próxima reunião dos Chanceleres dos oito países, o fórum máximo de decisão da OTCA. Após aprovação dos Chanceleres, o Observatório entrará na fase de implementação”, explica.
De acordo com a coordenadora, o Inpa é uma das três instituições que participa desta reunião como consultora da OTCA, para essa fase de concepção do Observatório. “A partir da elaboração de um termo de referência, a pedido do Ministro Clemente Baena Soares, e de uma reunião preparatória que reuniu os diretores do INPA, IIAP e SINCHI, na sede do SINCHI em Letícia (Colômbia), ficou acordado que essa reunião seria realizada no Instituto, visando a elaboração de diretrizes para a implementação do Observatório”, esclarece Henriques.
Missão do Observatório da Amazônia
Firmado em 1978, o Tratado de Cooperação Amazônica tem como compromisso "promover ações conjuntas para o desenvolvimento harmônico da Bacia Amazônica". Em 1995, as oito nações criaram a OTCA.
Com a criação do Observatório, a OTCA visará a operacionalização de um sistema de informações e indicadores sobre o desenvolvimento dos Países Membros em suas regiões amazônicas, que permita construir cenários e monitoramento da sustentabilidade no desenvolvimento regional relacionado ao social, econômica, ecológica, demográfica e cultural, além de permitir e incentivar o debate sobre desenvolvimento regional amazônico, a construção de uma rede de pesquisa entre os países capazes de contribuir para propostas de políticas públicas sólidas, consistentes e apropriadas para o desenvolvimento da região.
Redes Sociais