Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Inpa inicia a décima segunda edição dos seminários e cursos de controle biológico
Início do conteúdo da página
Notícias

Inpa inicia a décima segunda edição dos seminários e cursos de controle biológico

  • Publicado: Quinta, 30 de Agosto de 2012, 20h00
  • Última atualização em Segunda, 04 de Maio de 2015, 10h31

 

A partir de segunda-feira (3) o Inpa, juntamente com outras Instituições de pesquisa, realiza o curso que conta com a participação de estudantes, técnicos, professores e profissionais que atuam na área

Da redação da Ascom

O Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI), por meio do Laboratório de Malária e Dengue, realiza a partir da próxima segunda-feira (3), às 9h, no Auditório da Ciência do Instituto, a 12ª edição dos Seminários em Doenças Tropicais e Controle de Vetores.

O curso é dividido em módulos e acontece no período de 3 a 10 de setembro: módulo I - acontece os seminários discutindo sobre vetores, entomologia, doenças tropicais, controle biológico, biotecnologia e nanotecnologia; módulo II - acontece dois mini-cursos, um dos mini-cursos tem como público alvo professores, estudantes de pós-graduação, graduados, acadêmicos e estudantes de iniciação científica; e o módulo III - que corresponde as atividades em campo. (Acesse a programação completa)

Os participantes aprenderão assuntos atuais que envolvem biologia molecular, interação parasita – vetor, mosquitos transgênicos, doença de Chagas, malária e dengue, oncocercose, leishmaniose, controle biológico usando bioinseticida bacteriano, Bacillus entomapatogênico e biotecnologia.

Segundo um dos coordenadores do curso e pesquisador do Inpa, Wanderli Tadei, esse ano o curso teve um alcance maior em relação às demais edições. “Teremos a participação de pessoas de outros estados, de outros países, de alguns municípios do Amazonas, inclusive de indígenas da etnia Yanomami”, afirma.

Além dos pesquisadores do Inpa, o curso terá palestrantes de outras instituições de pesquisas como Fundação de Vigilância e Saúde do Amazonas (FVS), Fundação Nacional de Saúde (Funasa), Fundação de Medicina Tropical Doutor Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD) e universidades locais e de outros estados brasileiros. 

O curso conta com o apoio do Centro de Adaptações da Biota Aquática da Amazônia (Adapta/Inpa), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), Rede CTPetro Amazônia, Ufam, FVS e Fundação Osvaldo Cruz (Fiocruz).

registrado em:
Fim do conteúdo da página