Inpa participa do II Seminário Internacional de Segurança da Amazônia
O II SISAM apresentou painéis temáticos, discutindo sustentabilidade, fronteiras, estratégias e práticas de segurança
Por Juan Mattheus
O coordenador de Extensão do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI), Carlos Bueno, participou na tarde desta quinta-feira (30) do II Seminário Internacional de Segurança da Amazônia (II SISAM) realizado pela Associação de Delegados de Polícia do Estado do Amazonas (Adepol-Am), no Auditório do Tropical Hotels & Resorts Brasil.
O tema deste ano do Seminário, “Segurança para uma Amazônia Sustentável”, foi uma escolha feita por meio da indicação da “Carta de Manaus sobre Segurança na Amazônia”, documento final do I SISAM, realizado ano passado.
Palestrando sobre “A inovação como condição de desenvolvimento sustentável na Amazônia”, Bueno destacou a importância da inovação e do desenvolvimento na Amazônia como questões a serem vistas com mais relevância. “Quando conseguirmos, com essa informação da pesquisa básica, transformar em tecnologia e essa tecnologia virar uma inovação, com certeza termos uma inversão destas questões”, afirmou o pesquisador.
Objetivos e práticas
Para o Presidente da Adepol-Am, Mário Jumbo Aufiero, o objetivo do seminário é analisar os problemas de segurança comuns ao espaço amazônico. “É preciso ver, conhecer a Amazônia de fato e de perto, escutar as vozes que falam a partir dela e de dentro dela e entender melhor o que criminalidade na região”, ressaltou.
Redes Sociais