Concurso sobre igualdade de gênero concederá prêmios
O programa tem por finalidade instigar a produção cientifica e a reflexão crítica acerca das desigualdades existentes entre mulheres e homens no país, contemplando suas intercessões com as abordagens de classe social, geração, raça, etnia e sexualidade
Da redação da Ascom*
Estão abertas as inscrições para o 8º Prêmio “Construindo a Igualdade de Gênero” destinado a estudantes de ensino médio, graduação, pós-graduação e escolas da educação básica, que consiste em um concurso de redações, artigos científicos e projetos pedagógicos na área das relações de gênero, mulheres e feminismos.
O prêmio é uma iniciativa da Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM), em parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Informação (MCTI), Ministério da Educação (MEC), Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico (CNPq) e ONU Mulheres.
Categorias
Mestre e Estudante de Doutorado - dirigida a candidatos (as) que tenham o título de mestre ou que estejam cursando o doutorado em instituições de ensino reconhecidas pela CAPES/MEC. Serão escolhidos os dois (2) melhores artigos científicos; Graduado (a), Especialista e Estudante de Mestrado - dirigida a candidatos (as) que possuam o título de graduado (a) ou de especialista ou, ainda, que estejam cursando o mestrado em instituições de ensino reconhecidas pela CAPES/MEC. Serão escolhidos os dois (2) melhores artigos científicos;
Estudante de Graduação - dirigida a candidatos (as) que estejam regularmente matriculados (as) em cursos de graduação reconhecidos pelo MEC. Serão escolhidos os dois (2) melhores artigos científicos; Estudante do Ensino Médio - dirigida a candidatos (as) que estejam regularmente matriculados/ cursando em escolas públicas ou privadas, reconhecidas pelo MEC, ou em escolas da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica.
Escola Promotora da Igualdade de Gênero - dirigida a escolas públicas ou privadas reconhecidas pelo MEC que tenham desenvolvido projetos e ações pedagógicas na comunidade escolar para a promoção da igualdade de gênero, no ano anterior à edição do prêmio ou que estejam desenvolvendo o projeto no próprio ano da edição. Será premiada até uma escola por Unidade da Federação.
Etapas
A seleção das redações ocorrem em duas etapas: Etapa unidade da federação - será escolhida a melhor redação de cada uma das 27 unidades da federação, caso haja mérito; e Etapa nacional - serão escolhidas as 3 (três) melhores redações entre as selecionadas na etapa anterior.
Premiação
Para a categoria Estudante do Ensino Médio serão oferecidos Laptops e bolsa de iniciação cientifica. Para Estudantes de Graduação serão oferecidos quantias em dinheiro e bolsa de iniciação cientifica. Já nas Categorias Graduado, Especialista e Estudante de Mestrado e Mestre e estudante de doutorado serão oferecidas quantias em dinheiro e Bolsa de Mestrado e Doutorado no país.
Na Categoria Escola Promotora de Igualdade de Gênero será oferecido R$ 10 mil para uma escola por Unidade da Federação.
Também serão premiados com uma assinatura anual da revista Estudos Feministas e do Caderno Pagu os professores orientadores e as escolas premiadas.
Para mais informações sobre inscrições e mais detalhes do regulamento acesse o site do projeto: http://igualdadedegenero.cnpq.br/igualdade.html
*Com informações do Programa Mulher e Ciência
Redes Sociais