Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Circuito da Ciência do Inpa ajuda jovens a adquirir e transmitir conhecimento sobre o meio ambiente
Início do conteúdo da página
Notícias

Circuito da Ciência do Inpa ajuda jovens a adquirir e transmitir conhecimento sobre o meio ambiente

  • Publicado: Domingo, 26 de Agosto de 2012, 20h00
  • Última atualização em Segunda, 04 de Maio de 2015, 10h27

 

Em média, 300 estudantes de escolas públicas municipais e estaduais do Amazonas participam a cada edição do Circuito da Ciência

Por Josiane Santos

O Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI) promove mensalmente uma edição do projeto Circuito da Ciência, que leva jovens estudantes de escolas municipais e estaduais do Amazonas a conhecer e aprender sobre as pesquisas realizadas pelo Instituto e parceiros do projeto.

Neste sábado (25), aconteceu a sexta edição do projeto no Bosque da Ciência do Inpa. O conhecimento é passado aos estudantes por meio de estandes, onde os monitores esclarecem dúvidas sobre diversos assuntos como: malária e dengue, leishmaniose; invertebrados terrestres vivos; insetos aquáticos; mamíferos aquáticos da Amazônia; tartarugas-da-Amazônia; além de realizarem um passeio nas trilhas do Bosque. 

O Circuito não é restrito somente aos pesquisadores do Inpa, outras instituições de pesquisa e ensino do Amazonas participam do projeto, como as universidades e faculdades do estado.

Oficinas como saúde bucal da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e da Universidade do Estado do Amazonas (UEA); Clube Ciência da Ufam; estande “com posição certa” da Universidade Nilton Lins (Uniniltons); “com postura” da Fametro; o “Projeto Despertando a consciência” do Centro Universitário do Norte (Uninorte); sala de ciências (SESC); nutrição (Instituto Irmanar); resíduos sólidos/Semmas; fitoterápicos-óleos amazônicos/Unicel; gestão de resíduos/Moto Honda; pirogravuras em papel reciclado; grupo de escoteiro amazonas; Projeto Tabolixo: o lixo lúdico lógico da escola municipal Antonio Moraes; e Projeto PCE (E.M. Ulisses Guimarães).

Nessa edição, participaram estudante das escolas municipais Jarlece da Conceição Zaranza e Raul de Queiróz Veiga, ambas localizadas na zona norte de Manaus, e as escolas estaduais Antonio da Encarnação Filho, zona oeste da cidade, e Senador Antóvilla Mourão Vieira, localizada na zona centro-sul.

Na avaliação da gestora pública Marilda Sevalho de Menezes, da Escola Municipal Jarlece da Conceição Zaranza, os conhecimentos que os estudantes adquirem são transmitidos para os demais colegas dentro da escola e também para suas famílias. “Eles passam a ver o ambiente de uma forma mais respeitosa e começam a interar com os pais quando veem ações que contribuem para a poluição do meio ambiente, como jogar lixo na rua. Geralmente nas escolas que participam do Circuito você não encontra pichação”, avaliou. A professora completa ainda que o projeto também ajudou na construção e manutenção da horta da escola.

A jovem Marieta Pollyana, 16, atua no Circuito da Ciência como Jovem Ambientalista e desde 11 anos participa do Projeto Pequeno-Guia do Bosque da Ciência. “Cada edição do Circuito da Ciência eu aprendo alguma coisa nova, além do que aprendi quando era pequeno-guia, por causa das oficinas. Muitas coisas que aprendi aqui uso na escola. Com o ensino que tive aqui eu pude expandir e ensinar aos meus amigos da escola”, destacou.

Educação ambiental

Os projetos Pequenos Guias do Bosque da Ciência e Jovem Ambientalista são uma iniciativa do Laboratório de Psicologia e Educação Ambiental (Lapsea) do Inpa, que envolvem crianças e adolescentes das comunidades vizinhas ao Bosque com a finalidade de buscar agregar aos jovens as questões do meio ambiente, além de gerar recursos humanos.  

O Circuito da Ciência é uma realização do Inpa com patrocínio de Petrobras e Moto Honda da Amazônia e conta com o apoio de: Governo do Estado do Amazonas (SEDUC), Prefeitura de Manaus (Semed, Semsa, Semulsp), Lapsea/Inpa, Associação Amigos do Peixe-Boi (Ampa), Associação dos Servidores do Inpa (Assinpa), SESC, SESI, Ufam, UEA, Fametro, Uniniltonlins, Unicel, Uninorte, Instituto Irmanar, Magistral e Brothers.

registrado em:
Fim do conteúdo da página