Projeto Circuito da Ciência realiza 6ª edição de 2012
A receptividade acontece na portaria do Bosque da Ciência às 8h e a partir das 8h30 começa o ciclo de atividades sócio-ambientais que compõem o evento, como as oficinas educativas e exposições
Por Clarissa Bacellar
Neste sábado (25), das 8h às 12h15 acontece no Bosque da Ciência do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI), a sexta edição do projeto Circuito da Ciência, com a participação de cerca de 300 estudantes de escolas estaduais e municipais amazonenses.
A iniciativa promove o debate sobre questões da atualidade como conservação do meio ambiente, destino de lixo reciclável e não-reciclável, fontes de energia e propriedades nutricionais de frutas amazônicas e outras.
As quatro escolas que visitarão o Bosque neste fim de semana são: Escola Municipal Jarlece da Conceição Zaranza (Cidade Nova); Escola Municipal Raul de Queiróz Veiga (Cidade de Deus);
Escola Estadual Antonio da Encarnação Filho (Lírio do Vale II) e Escola Estadual Senador Antóvilla Mourão Vieira (São Lázaro).
Atividades
São estandes de diversas entidades parceiras, espalhados nas Alamedas e na Ilha da Tanimbuca, ambos dentro do Bosque da Ciência, realizando explicações e dinâmicas sobre: malária e dengue; leishmaniose; invertebrados terrestres vivos; insetos aquáticos; mamíferos aquáticos da Amazônia; tartarugas da Amazônia; saúde bucal (UEA-UFAM); Clube de ciências/UFAM; com posição certa/Uniniltonlins; com postura/Fametro; Projeto Despertando a consciência/Uninorte; sala de ciências (SESC); nutrição (Instituto Irmanar); resíduos sólidos/Semmas; fitoterápicos-óleos amazônicos/Unicel; gestão de resíduos/Moto Honda; distribuição de revistas (SESI); pirogravuras em papel reciclado; grupo de escoteiro amazonas; Projeto Tabolixo: o lixo lúdico lógico (E.M. Antonio Moraes); Projeto PCE (E.M. Ulisses Guimarães); além de passeio nas trilhas.
“O Projeto Circuito da Ciência é uma ferramenta importante de aproximação entre a comunidade e a informação científica, pois busca unir o lazer com a ciência. Quem ganha com essa iniciativa é a própria sociedade que adquire conhecimento, e nós, por agirmos de modo que nosso objetivo seja alcançado, que é a divulgação científica produzida no Inpa”, afirma o coordenador do Bosque, Jorge Lobato.
O Circuito da Ciência é uma realização do Inpa com patrocínio de Petrobras e Moto Honda da Amazônia e conta com o apoio de: Governo do Estado do Amazonas (SEDUC), Prefeitura de Manaus (Semed, Semsa, Semulsp), LAPSEA, Associação Amigos do Peixe-Boi (AMPA), Associação dos Servidores do Inpa (Assinpa), SESC, SESI, UFAM, UEA, FAMETRO, UNINILTONLINS, UNICEL, UNINORTE, Instituto Irmanar, Magistral e Brothers.
Redes Sociais