Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > I Workshop de Tecnologias Sociais apresenta alternativas no desenvolvimento de materiais
Início do conteúdo da página
Notícias

I Workshop de Tecnologias Sociais apresenta alternativas no desenvolvimento de materiais

  • Publicado: Terça, 21 de Agosto de 2012, 20h00
  • Última atualização em Segunda, 04 de Maio de 2015, 10h22

 

A maioria dos trabalhos apresentados abordou o uso de alternativas orgânicas na construção de habitações populares com baixo custo

Por Juan Mattheus

Seguindo a programação do I Workshop de Tecnologias Sociais do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI), ocorreu na manhã desta quarta-feira (22), no Auditório da Ciência, localizado nas dependências do Bosque da Ciência, mais um ciclo de apresentações de trabalhos e projetos dos pesquisadores.

Na manhã deste último dia de workshop, os pesquisadores seguiram com as palestras explanando sobre os subitens “Habitação: Processos e Materiais Verdes” e “Produção de Materiais e Processos Educativos”:

- Habitação: Processos e Materiais Verdes

As palestras foram iniciadas com a explicação do pesquisador Jadir Rocha sobre a utilização e confecção de placas, tijolos, entre outros materiais produzidos de forma sustentável; seguido do pesquisador Basílio Vianez, que apresentou seu trabalho intitulado “Casa de rolo-resto”, abordando o uso de miolo de toras de madeira para a construção de casas, que está sendo apontado como uma alternativa econômica, social e ambientalmente viável para o Amazonas.

O trabalho desenvolvido pelos pesquisadores Ruy Sá e Marilene Sá, intitulado “Casa ecológica para a Amazônia: Experiência em Construção Sustentável” e “Desenvolvimento de Casa Ecológica Modular para a Amazônia” chamaram bastante atenção. “Foi um projeto multidisciplinar que envolvia não só a elaboração de projetos de pesquisas, mas desenvolvimento dessa tecnologia como a efetiva construção de uma vila ecológica”, ressalta Ruy Sá.

Ainda foram apresentados os trabalhos do pesquisador Fernando Almeida, que explanou sobre a utilização de “Biocompósito de Cimento/Madeira”. Este produto, desenvolvido pela Embrapa Amazônia Ocidental e o Inpa, pode substituir parte da madeira usada na construção civil e na fabricação de móveis. Feitas a partir de partículas de madeira misturadas com cimento, as peças tomam a aparência de placas de cerâmica.

- Processos Educativos

Na área de desenvolvimento científico-educacional, foram mostrados os projetos da pesquisadora Maria de Fátima Vieira, que abordou a questão da Alfabetização Científica com o “Projeto Ciência na Escola” (PCE) e a importância de se obter conhecimento para o entendimento de debates públicos sobre questões de ciência e tecnologia. “Na alfabetização científica é permitido ao estudante o uso da ciência, fazendo assim o estímulo necessário para se produzir ciência”, completa.

O Projeto EDucke também teve sua participação no workshop com uma exposição montada em frente ao Auditório da Ciência exibindo banners com informações sobre o projeto e a Reserva Florestal Adolfo Ducke. A pesquisadora do Inpa e coordenadora do projeto, Maria Inês Higuchi, apresentou os jogos desenvolvidos para a educação ambiental, com o objetivo de mobilizar a preservação do meio ambiente. “Com o projeto se inicia o processo educativo com os alunos do ensino público de Manaus, com ações de envolvimento e mobilização de preservação da reserva”, afirma.

Houve ainda as apresentações das pesquisadoras Kyara Aquino, com o tema “Jogo Educativo – Piradados”; Neusa Hamada, com “Material Educativo: Insetos Aquáticos”; e com a vencedora do Prêmio Samuel Benchimol,  Ires Miranda, que explicou sobre a criação do Núcleo Itinerante de Apoio Educacional Informal para a Modernização da Agricultura Familiar de Comunidades Rurais.

registrado em:
Fim do conteúdo da página