Plano Anual de Capacitação é apresentado aos servidores do Inpa
A perspectiva é de alcançar maior número de servidores com treinamentos, comparado aos anos anteriores onde a média era de 15% de servidores treinados ao ano
Redação da Ascom
O Plano Anual de Capacitação (PAC) tem como objetivo promover o desenvolvimento de competências individuais dos servidores do Inpa buscando seu engajamento e integração na missão e nos objetivos institucionais. O PAC é formado por três Programas de Desenvolvimento: Científico e Tecnológico, Gerencial e Gestão e Planejamento.
O novo modelo tem como base principal a adequação ao Decreto 5.707/2006, que inclui o Sistema de Gestão por Competências na base de todo o processo de desenvolvimento e capacitação de servidores públicos. Sendo assim, a motivação do processo deixa de ser individual e passa a ser institucional, considerando o alcance das metas estratégicas do Inpa.
Para o chefe de gabinete do Inpa, Sérgio Guimarães, o objetivo do PAC é usar bem o recurso que é oferecido. “Dar oportunidade para a maioria dos servidores de modo que atenda as demandas institucionais e que haja um retorno ou uma aplicação do que as pessoas aprenderam nesses cursos e treinamentos”, ressalta Guimarães.
O processo de elaboração do PAC e de estruturação do sistema de desenvolvimento de servidores iniciou em setembro de 2011, com uma Comissão formada pelos coordenadores gerais do Instituto. A essa Comissão coube atualização de legislação, modernização de conceitos, avaliação do processo antigo (PDIRH) e levantamento de demandas baseadas no Plano Diretor, Regimento Interno e Planos de Ação do Inpa.
Os chefes das unidades setoriais do Instituto foram consultados pelos coordenadores e apresentaram a demanda de capacitação para seus servidores. Essa demanda foi consolidada em três Programas de Desenvolvimento com competências/temas a serem trabalhados, eventos de capacitação, ordem de prioridade institucional e número de vagas pré-estabelecidas.
O momento atual é de divulgação à comunidade de todo esse trabalho e de pré-inscrição dos servidores nos eventos de capacitação constantes no PAC. O período de pré-inscrição é de 16 a 31 de agosto.
Para a coordenadora de gestão de pessoas, Marcela Torres, como os critérios para seleção de servidores para participação no PAC levam em consideração o histórico funcional e de desenvolvimento do servidor no Instituto, a Coordenação de Gestão de Pessoas dá início ao processo de levantamento de dados funcionais e histórico da capacitação dos servidores para melhor aproveitamento de seus conhecimentos, habilidades e atitudes. “Os servidores passam a ser reconhecidos pela sua entrega real à instituição, ou seja, pela sua efetiva produtividade e compromisso no uso de oportunidades de desenvolvimento pessoal”, afirma.
Mais informações podem ser obtidas no SITE, ou nos telefones (92) 3643-3250/3671/3672, com Marcela, Doralice e Micherlângela.
Redes Sociais