Inpa participa de seminário pós Rio+20 na ALEAM
“Estamos em um momento de transição para um novo modelo econômico”, expôs o diretor do Inpa, Adalberto Val
Por Fernanda Farias
Convidado a compor a mesa de debates do seminário sobre aConferência das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável Rio + 20, nesta segunda-feira (13), no auditório João Bosco, promovido pela Comissão do meio ambiente da Assembléia Legislativa do Amazonas (CAAMA/ALEAM), o diretor do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI), Adalberto Val, expôs ideais ao que concerne a “Ciência, Tecnologia e Inovação para a economia verde”.
Val destacou a importância da implantação da economia verde para que os países possam executar a sustentabilidade. “Estamos em um momento de transição para um novo modelo econômico, e é preciso repensarmos uma nova maneira de organização social no mundo”, comentou.
Segundo o diretor do Instituto, a economia verde, do ponto de vista mais atual, representa o conjunto de iniciativas em todos os níveis de organização para integrar o desenvolvimento econômico. “Temos que reunir todas as esferas da sociedade, ao meio ambiente. A economia verde deve funcionar como uma ação integrada que não possui fronteiras, deve ser, principalmente, uma economia inclusiva”, enfatizou.
Debates
A abertura dos debates foi apresentada pelo Deputado e presidente da Comissão do Meio Ambiente, Luis Castro, e pelo professor do Centro de Estudos de Direito Ambiental do Amazonas (Cedam), Denisson Aguiar, que palestrou sobre “Código Florestal e a Várzea Amazônica”.
Durante o seminário foram abordados vários temas como: pesca, turismo sustentável, agricultura, dentre outros. No painel II - sobre Cidades e Desenvolvimento Urbano – palestraram o professor da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Ozório Fonseca e o professor da Fundação Rede Amazônica, Antônio Santos. O debate foi moderado pelo coordenador de Extensão do Inpa, Carlos Bueno.
Redes Sociais