Lançamento da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia no Amazonas
Neste ano, o tema da Semana será “Economia verde, sustentabilidade e erradicação da pobreza”, em referência à comemoração ao Ano Internacional da Energia Sustentável para Todos, declarado pela Assembléia Geral das Nações Unidas
Da redação da Ascom
Na tarde desta sexta-feira (3), no Auditório Senador João Bosco Ramos de Lima da Assembléia Legislativa do Amazonas (ALEAM) ocorreu o lançamento da 9ª Semana Nacional de C&T do Amazonas (SNCT), que acontece no período de 15 a 21 de outubro. A abertura aconteceu durante a 3ª Reunião extraordinária do Fórum Estadual de Gestores de Ensino e Pesquisa.
O Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI) participa da Semana com intensas atividades direcionadas para o conhecimento e popularização da ciência por meio de eventos dentro do Bosque da Ciência como também dentro dos laboratórios do Instituto.
As instituições ligadas ao ensino e a pesquisa podem participar da Semana por meio do contato semanact@mcti.gov.br. Mais informações sobre a SNCT consulte semanact.mct.gov.br. Em 2011, foram realizadas aproximadamente 16 mil atividades em todo Brasil, a expectativa desde ano é esse ano supere os dados da anterior.
Reuniões
Além do lançamento da SNCT, também ocorreu o 3ª reunião extraordinária do Fórum de Gestores de Instituições de Ensino e Pesquisa conjunta com o Fórum de Inovação do Estado do Amazonas com a reformulação da Lei Estadual de Inovação.
Entre os palestrantes estava o professor Rubens Martins, gestor governamental no Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) que ministrou a palestra “Políticas de apoio à inovação do MCTI e articulação entre Empresa e IES” sobre as estratégias de incentivo para a área da ciência. “Estratégia nacional de ciência, tecnologia e inovação serve para sabermos o nosso rumo, onde estamos e onde queremos atingir”, explicou.
Estiveram presentes o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do Amazonas, Odenildo Sena, a diretora presidenta da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), Maria Olívia de Albuquerque Simão.
Redes Sociais