Artigo de pesquisador do Inpa sobre mudanças climáticas é apresentado pela Rede Clima na SBPC
O artigo do pesquisador Philip Fearnside sobre os gases de efeito estufa que as hidrelétricas emitem foi publicado na revista científica “Nature”
Por Fernanda Farias
São Luís - MA
No último dia da 64ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), sexta-feira (27), o comunicador científico da Rede Clima, Fabiano Scarpa, apresentou em sua palestra “Biodiversidade e Mudanças Ambientais Globais” um artigo do pesquisador do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI), Philip Fearnside, onde expõe que as hidrelétricas contribuem mais para as mudanças no clima do que as termelétricas.
“Recentemente saiu na Nature, uma revista famosa no mundo científico, o artigo que mostra que hidrelétricas podem emitir mais gases de efeito estufa do que as termelétricas, especialmente na região amazônica. Por essas e outras informações, o Inpa participa diretamente na Rede Clima e tem mostrado excelentes contribuições”, comentou Scarpa.
Rede Clima
A Rede Clima trata-se de um programa, criado pelo Governo Federal, com intuito de atender a demanda que vem do Plano Nacional sobre as Mudanças Climáticas. Seu principal objetivo é gerar subsídios para que o Brasil possa responder as mudanças climáticas e assim aliviar seus efeitos.
“Além de realizar estudos e pesquisas para mitigar os efeitos das mudanças do clima, temos a preocupação de fazer com que a população entenda de fato as causas e efeitos de tudo isso, pois a mídia distorce muita coisa, daí tentamos passar uma informação mais concreta e realista para as pessoas”, finaliza o comunicador científico.
Disseminando o conhecimento
Uma cartilha de educação ambiental intitulada “O futuro que queremos” foi distribuída no estande da Rede Clima, durante a SBPC. A cartilha destinada à criança e jovens, traz de maneira lúdica temas como: economia verde, desenvolvimento sustentável e erradicação da pobreza e pode ser baixado no site do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).
Redes Sociais