Inpa expõe tecnologias e inovações para TV universitária da UFMA na SBPC
Com uma dinâmica ampla, Bueno apresentou tecnologias que podem ser aplicadas no Estado do Maranhão
Por Fernanda Farias
São Luís - MA
Dentre todas as mídias utilizadas pra divulgar as exposições da 64ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), está a TV da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), onde o coordenador de Extensão do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI), Carlos Bueno, foi convidado a participar de uma entrevista para falar sobre as exposições do estande do Inpa.
“Mostramos algumas tecnologias que estão sendo exploradas pelo Instituto na região amazônica. O interessante é mostramos como essa tecnologia pode ser aplicada aqui no Estado do Maranhão para beneficiar a população”, comentou Bueno.
Durante a entrevista, a jornalista Josi Amaral, da TV Universitária, destacou como é importante o pesquisador falar de maneira clara para o público. “O pesquisador que também é professor, consegue explicar para o grande público sobre os termos técnicos que a maioria de nós não entende, é uma ferramenta muito importante para que todos entendam com clareza”, lembrou Amaral.
Parceria
Para que cada vez mais as parcerias entre Amazonas e Maranhão estejam consolidadas, pesquisadores do Instituto aproveitaram a ida ao Estado nordestino para conhecer a cultura local e assim saber como aplicar tecnologias às carências do local. “Tivemos o cuidado de conhecer mais a cultura do Maranhão. Fomos aos mercados pra saber o que eles têm e o que falta e assim visualizar o potencial de inserção de produtos e tecnologias”, disse Bueno.
Entre o Inpa e a UFMA já existe uma parceria importante, que resultou na publicação do livro “Madeiras do Maranhão e suas propriedades Tecnológicas”. “Já temos uma parceria concreta com a Universidade Federal do Maranhão. Muitos professores daqui foram estudantes de pós-graduação do Inpa”, destaca o pesquisador.
Redes Sociais