Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Unidades de pesquisas do MCTI comemoram 20 anos de EXPOT&C
Início do conteúdo da página
Notícias

Unidades de pesquisas do MCTI comemoram 20 anos de EXPOT&C

  • Publicado: Segunda, 23 de Julho de 2012, 20h00
  • Última atualização em Segunda, 04 de Maio de 2015, 09h05

 

O Inpa, juntamente com outras unidades de pesquisas da Amazônia, explanará sobre a biodiversidade da região, no 20º ano de realização da exposição

Por Eduardo Gomes

Eduardo Gomes

Pesquisadores do Instituto apresentarão produtos para degustação resultados de pesquisas, além de sortear publicações da Editora Inpa.

São Luís - MA

Uma área de 6.000m², localizada no Campus da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), resguarda um pedaço da Amazônia. Com a participação de importantes unidades de pesquisas do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), como o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI), o Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá (IDSM) e o Museu Paraense Emilio Goeldi (MPEG), realizar-se-á a 20ª edição da EXPOT&C, que acontece na 64ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), em São Luís (MA).

Segundo o Coordenador do Bosque da Ciência do Inpa, Jorge Lobato, as tecnologias e produtos gerados por meio das pesquisas, são alguns dos relevantes feitos apresentados pelo Instituto na exposição. “Hoje, principalmente dentro desse evento, a gente focou a parte de tecnologia e inovação de Instituto, aprofundando mais a divulgação para a parte das patentes, a aplicação de todo o conhecimento produzido sobre os recursos naturais e o desenvolvimento das técnicas. Há toda essa demanda sócio-econômica que precisamos desenvolver para a Amazônia”, enfatizou.

Ainda durante a semana, pesquisadores do Inpa apresentarão, no espaço interativo, uma série de palestras que envolvem a temática da identificação anatômica de madeiras tropicais; o Bosque da Ciência como instrumento de popularização da ciência; o Cubiu, uma nova fruteira da Amazônia com potencial agrícola; além do lançamento de nove publicações do Inpa, com sorteio de exemplares e também degustação de produtos amazônicos, que acontecem a partir de hoje (24) e se estendem até o dia 27 de julho, no período vespertino.

Projetos amazônicos

Para a pesquisadora do IDSM, Dávila Correia, a oportunidade ajuda principalmente a voltar os olhos do país para comunidades ribeirinhas que se encontram distantes dos grandes centros. “O Instituto veio com o foco voltado para o manejo dos recursos naturais e desenvolvimento social, apresentando uma réplica do pirarucu, maior peixe de água doce do mundo, para mostrar que trabalhamos com o manejo sustentável dessa espécie. Esse tipo de exposição possibilita darmos visibilidade para populações ribeirinhas que estão bastante isoladas, e suas devidas importâncias”, relatou.

Lílian Bayma de Amorim, chefe do Serviço de Comunicação Social do MPEG, explicou que o desenvolvimento de projetos realizados na Amazônia poderá ter a participação de outras unidades de pesquisas brasileiras. “Esse ano trouxemos o projeto do Senso da Biodiversidade, desenvolvido pelo museu e que já teve início no Estado do Pará, e possui o objetivo de fazer um mapeamento da biodiversidade não só da Amazônia, mas de outros Biomas do Brasil. A ideia é convidar instituições de outras regiões do país a participarem também do desenvolvimento das atividades”, destacou.

De acordo com Lobato, a exposição tem possibilitado também a construção de um diálogo com o público, sobre a capacitação de recursos humanos na Amazônia. “A grande demanda de público aqui é de estudantes, e isso tem proporcionado também um trabalho muito importante de divulgarmos os nossos programas de pós-graduação. O Inpa figura como uma das importantes Instituições do MCTI nessa divulgação e também pelo próprio cenário que a gente criou dessa interatividade com o público, mostrando o trabalho que desenvolvemos no Instituto”, disse.

Foto da chamada: Eduardo Gomes
registrado em:
Fim do conteúdo da página