Na SBPC, Raupp destacou a importância dos Institutos de pesquisa na socialização do conhecimento
O ministro relatou sobre o sistema de integração que permitirá a inclusão de todas as informações dispostas pelos Institutos de pesquisa do Brasil
Ascom
Fernanda Farias
São Luís – MA
O primeiro dia de palestras e exposições da 64ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que acontece do dia 22 à 27 de julho, na Universidade Federal do Estado do Maranhão (UFMA), iniciou com a palestra “Ciência, Tecnologia e Inovação como protagonista do desenvolvimento sustentado” proferida pelo ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Marco Antonio Raupp, apresentado ao público presente pela presidente da SBPC, Helena Nader.
Na conferência, o ministro começou explicitando as medidas recentes e de curto prazo que o MCTI tem realizado para que o Brasil possa progredir ainda mais em inovações científicas. “Várias medidas recentes do ministério valem a pena mencionar como: a renovação dos Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia (INCTs); as tecnologias assistivas; o Programa Ciência sem Fronteiras; o reajuste das bolsas, ainda a subvenção econômica, e sistema de crédito da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep). Em relação ao Programa Ciência sem Fronteira, a novidade é que estamos firmando uma parceria com a Universidade de Harvard (Estados Unidos) e a Universidade de Oxford (Reino Unido)”, contou Raupp.
O ministro também relatou aos presentes sobre a inovação de um sistema que permitirá a inclusão de todas as informações dispostas pelos Institutos de pesquisa do Brasil. “Foi lançado no início desse ano, um sistema de integração de todas as bases de dados, para ser disponibilizados na rede. E para que isso facilite a pesquisa, estamos envolvendo neste trabalho vários Institutos do Brasil, como o Inpa, o Instituto Mamirauá, entre outros, tudo para promover o acesso à informação”, completou o ministro.
Programação
Diversas conferências serão apresentadas amanhã (23) durante todo dia. Entre elas, a conferência do ministro da Educação, Aloizio Mercadante, no auditório principal do Centro Paulo Freire, às 13h. O ganhador do Prêmio Nobel de Química do ano de 2011, Daniel Shechtman, também participará de uma palestra, apresentada pela presidente da SBPC, Helena Nader.
Foto da chamada: Eduardo Gomes
Redes Sociais