Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Ministro de CT&I visita estande do Inpa na abertura da EXPOT&C
Início do conteúdo da página
Notícias

Ministro de CT&I visita estande do Inpa na abertura da EXPOT&C

  • Publicado: Domingo, 22 de Julho de 2012, 20h00
  • Última atualização em Segunda, 04 de Maio de 2015, 08h30

 

Frutos, biojóias originadas de sementes, o cheiro das madeiras da Amazônia, produtos e processos de pesquisas patenteados e desenvolvidos pelo Inpa, formam o diferencial do bioma Amazônico na EXPOT&C

Ascom

Eduardo Gomes

Raupp em visita ao estande do Inpa juntamente com Daniel Shechtman, ganhador do Prêmio Nobel de Química em 2011

Eduardo Gomes

São Luís - MA

Pesquisas, projetos, Instituições e o desenvolvimento da ciência no Brasil, estiveram em foco na manhã desta segunda-feira (23), na abertura da EXPOT&C. A exposição, que é considerada uma das mais relevantes da área da pesquisa brasileira, é uma das atividades realizadas na 64ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que acontece entre os dias 23 e 27 de julho, no Campus da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), em São Luís (MA).

Na ocasião, estiveram presentes autoridades como o Ministro de Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Raupp; a presidente da SBPC, Helena Nader; o diretor do Departamento de Popularização da Ciência, Ildeu Moreira e o Coordenador de Extensão do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI), Carlos Roberto Bueno.  Durante a visitação na exposição, Raupp esteve no estande do Inpa, onde teve uma breve conversa com Bueno, sobre as potencialidades da Amazônia.

De acordo com Bueno, o primeiro dia de exposição foi de grande relevância. “O Estado do Maranhão é muito característico, tem praias, dunas, mangue, cerrado e também parte da Amazônia, isso quer dizer que muitas das tecnologias e conhecimentos de biodiversidades que nós temos, na região mais central da Amazônia, servem pra cá também. Essa abertura foi um momento muito interessante e feliz onde o ministro esteve aqui juntamente com alguns visitantes internacionais, que possuem inclusive interesse em muitos dos resultados que o Inpa está obtendo”, disse.

Bueno ressaltou também que a participação da sociedade acadêmica, mostrou-se como um resultado positivo do primeiro dia de ExpoT&C. “Tivemos logo no início, vários professores e estudantes da universidade federal e também do Estado, que estão realmente impressionados com os resultados que o Inpa tem para mostrar. Só de ver a biodiversidade de frutas que nós temos com a cara da Amazônia e que podem ser trazidos pra cá, já está sendo um resultado bastante significativo”, destacou Bueno.

Para o visitante, Cristian Conrad, estudante de Ciências Sociais da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), a difusão dessas pesquisas em eventos como a SBPC, possibilita a geração de interlocutores da ciência, por meio da educação. “No momento que se fomenta esse tipo de debate já na educação básica, você faz com que os estudantes se identifiquem com a sua região, com o lugar onde elas vivem pra que elas possam conhecer e se tornarem futuros fomentadores do conhecimento”, explanou.

Durante o período da tarde, Bueno participou de uma reunião onde o ministro objetivou a proposta de falar sobre o orçamento voltado para a ciência no ano de 2013. Ainda segundo Bueno, há uma expectativa de cortes para o próximo ano, e o ministério precisa montar uma estratégia para que junto ao governo federal, Ciência e Tecnologia não seja uma das áreas mais sacrificadas com relação ao orçamento.

Foto da chamada: Eduardo Gomes
registrado em:
Fim do conteúdo da página