Apresentações culturais marcam abertura da 64ª reunião da SBPC
O evento acontece de 22 a 27 de julho em São Luís do Maranhão (MA)
Por Fernanda Farias
São Luís - MA
A sessão de abertura da 64ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) aconteceu neste domingo (22), às 19h, no Centro de Eventos da Universidade do Estado do Maranhão (UFMA), marcada por apresentações típicas do Estado do Maranhão, e pela presença das autoridades do ramo de Ciência, Tecnologia e Inovação.
Entre as autoridades presentes na sessão de abertura estavam: o Ministro de Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antonio Raupp; a presidente da SBPC, Helena Nader; o presidente do Conselho Nacional de Secretários Estaduais para Assuntos de CT&I (Consecti), Odenildo Sena; o coordenador de extensão do Instituto Nacional de pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI), Carlos Bueno; entre outras personalidades.
A primeira pronunciação da abertura do evento foi da presidente da SBPC, Helena Nader, que iniciou conversando com estudantes da UFMA que estavam reunidos em uma só voz para reivindicar, das autoridades, mais atenção para educação do nosso país. “Estamos nessa luta juntos. Muitos aqui presentes são docentes das universidades federais, como eu”, disse Nader, antes de passar a palavra a um estudante da universidade.
O reitor da UFMA, Natalino Salgado Filho, ressaltou ainda a importância da SBPC estar ocorrendo no Estado do Maranhão. “Este evento é o mais importante do Brasil e da América Latina, é um grande presente para nosso Estado, que esta completando daqui a dois meses 400 anos de existência, e também para nossa Universidade que completará 46 anos”, completou.
Entre os assuntos proferidos pelas autoridades, falou-se bastante em sustentabilidade e economia verde, como citou o ministro de CT&I, Marco Antonio Raupp, em seu discurso, sobre as demandas que o ramo da ciências tem avançado e aqueles que ainda faltam ser atingidos. “Temos avançado muito em energia limpa, a energia solar e também a energia eólica, que está se disseminando rapidamente. Nas últimas décadas, com a contribuição da ciência e da tecnologia, o Brasil construiu e consolidou liderança em agricultura tropical e está em os três maiores produtores e exportadores de alimento, tudo isso nos permite fazer uma transição mais rápida e segura para a economia verde”, explicou Raupp.
Cultura Regional
Para apresentar a expressiva manifestação cultural do Maranhão, o “Cortejo do divino espírito santo” da cidade de Alcântara (MA) deu início a solenidade. Os presentes ainda puderam apreciar o Recital com o maestro João Pedro Borges e o tenor Victor Vieira, cantando os sonetos do poeta maranhense José Chagas; e ainda a apresentação do Bumba meu boi, que finalizou a noite com grande estilo.
Foto da chamada: Eduardo Gomes
Redes Sociais