Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Pesquisas na área de saúde são apresentadas no Congresso de Iniciação Científica do Inpa
Início do conteúdo da página
Notícias

Pesquisas na área de saúde são apresentadas no Congresso de Iniciação Científica do Inpa

  • Publicado: Quarta, 18 de Julho de 2012, 20h00
  • Última atualização em Segunda, 04 de Maio de 2015, 08h22

 

A maior parte dos trabalhos apresentados tratou de assuntos relacionados a mosquitos transmissores de doenças virais, como o da dengue e da malária

Juan Mattheus

Seguindo a programação do I Congresso de Iniciação Cientifica (I CONIC) do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI), ocorreu na tarde desta quinta-feira (19) no Auditório da Ciência, localizado nas dependências do Bosque da Ciência, mais um ciclo de apresentações orais dos resultados dos trabalhos de bolsistas.

Os alunos seguiram explanando sobre suas pesquisas e os métodos utilizados para alcançarem os resultados desejados. Na subárea Saúde, a maior parte dos trabalhos apresentados tratou de assuntos relacionados a mosquitos transmissores de doenças virais, como o da dengue e da malária.

Um dos trabalhos apresentados foi do estudante Antônio Cardoso, orientado pelo pesquisador do Inpa Cristovão Alves da Costa, que tinha como linha de pesquisa a detecção do vírus da dengue direto dos vetores. “A importância do nosso trabalho, é porque um diagnóstico prévio de onde está circulando o vírus na população de mosquitos nos faz tomar medidas de prevenção e impedir eventuais epidemias”, explica.

 A estudante Bruna Quara, orientada pela também pesquisadora do Inpa Lucia Yuyama, explanou sobre sua pesquisa que tinha como objetivo avaliar a biodisponibilidade de ferro da farinha de tambaqui, obtida no laboratório do Inpa. “Essa pesquisa foi feita visando um grande problema de saúde pública que é a Anemia”, explana.

Na opinião de Raquel Teles Sampaio, da Coordenação de Biodiversidade do Inpa, o I Congresso de Iniciação Cientifica (I CONIC) trouxe mais importância, valorizando mais os trabalhos. “Se houver uma publicação é muito melhor, pois os alunos estão no início da carreira, e as publicações para quem é pesquisador são fundamentais. Portanto, essas pesquisas estando dentro de um congresso, já podem ser citadas como referencia em outros trabalhos”, afirma Sampaio.

O I CONIC é uma parceria entre o Inpa e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam). O evento teve início dia 16 de julho e vai até sexta-feira (20).

registrado em:
Fim do conteúdo da página