Pesquisas sobre químicas de produtos naturais são apresentadas no I CONIC do Inpa
Foram abordados temas como o “Perfil de ácidos graxos do óleo de castanha do Brasil”, um estudo sobre o aroma das frutas e as “características químicas do óleo da torta residual de andiroba”
Por Juan Mattheus
Nesta quarta-feira (18), dando continuidade ao I Congresso de Iniciação Cientifica (I CONIC) do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI), bolsistas da subárea “Químicas de produtos naturais” apresentaram os resultados de suas pesquisas no auditório da biblioteca do Instituto, localizada no Campus I.
As exposições dos resultados seguiram no decorrer da tarde, onde estudantes mostravam e explicavam sobre aspectos e os métodos realizados em seus experimentos. O aluno Fábio Vidal, da área de fitoquímica, orientado pela pesquisadora Cecília Verônica Nunes, tinha como objetivo de seu trabalho realizar o fracionamento de uma planta especifica de origem amazônica, conhecida popularmente como “cabeça-de-urubu”. “Essa planta é encontrada na região amazônica, e tínhamos como objetivo encontrar substâncias que futuramente seriam testadas biologicamente. O objetivo maior era isolar essas substâncias e identificá-las”, ressalta.
Para Vidal, a maior dificuldade encontrada na realização de seu trabalho foi o fato de estar dando continuidade a um projeto outrora iniciado. “A minha dificuldade maior era conhecer as técnicas e desenvolver. Recebi um acompanhamento do pessoal do laboratório, mas foi só questão de estudo e muita dedicação”, explica.
Na opinião de Maria da Paz Lemos, pesquisadora do comitê de química de produtos naturais e participante da Coordenação de Tecnologia de Inovação (COTI) do Inpa, foram apresentados trabalhos muito bem feitos. “O comitê está bastante satisfeito com os resultados obtidos. E alguns alunos estão em processo de renovação de projetos e outros finalizando, que agora são candidatos a pós-graduação”, afirma.
Segundo Maria da Paz, antes o Inpa trabalhava com a jornada da ciência e a mudança para Congresso de Iniciação Cientifica foi de suma importância, pois torna mais abrangente a incorporação de alunos de outros programas e instituições de ensino superior.
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