Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Congresso do Pibic do Inpa busca estimular o interesse de jovens pela produção científica
Início do conteúdo da página
Notícias

Congresso do Pibic do Inpa busca estimular o interesse de jovens pela produção científica

  • Publicado: Terça, 17 de Julho de 2012, 20h00
  • Última atualização em Segunda, 04 de Maio de 2015, 08h13

 

Estudantes de várias instituições apresentaram seus trabalhos nas mais diversas áreas da ciência

Por Fernanda Farias

No terceiro dia do I Congresso de Iniciação Científica (I CONIC), realizado pela Coordenação de Capacitação (COCP) do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI), deu-se prosseguimento às apresentações desenvolvidas pelos alunos que expuseram seus trabalhos de pesquisa orientados por pesquisadores do Inpa, no Auditório do Bosque da Ciência, Campus I.

Durante a parte da manhã foram apresentados os trabalhos das áreas de Ciências Biológicas; Ciências Agrárias; Ciências Exatas, da terra e Engenharias. A aluna Andreia Tourinho, orientada pela pesquisadora do Inpa Francisca Dionísia, falou sobre a diversidade arbórea e arbustiva em uma jazida de exploração de solos. Já a estudante Beatriz Macedo, apresentou um trabalho sobre “Aniba rosaeodora Ducke (Lauraceae) na Reserva Ducke”.

“Um dos objetivos do meu trabalho foi analisar o ritmo das fases de floração, frutificação e mudança foliar pra determinado tipo de coleta de sementes, e ainda investigar as variações climáticas nas freqüências fenológicas reprodutivas”, explicou Andreia Tourinho.

A estudante Jessica Hernandes, expôs seu trabalho sobre catálogo de flores do Município de Santa Izabel, orientado pela pesquisadora Maria de Lourdes. “O Brasil possui a maior biodiversidade do mundo, sendo a maior parte na região amazônica. O que ocorre é que muitas dessas espécies ainda não foram catalogadas e este catálogo servirá para divulgar a flora do Município de Santa Izabel”, afirmou.

Programa de Iniciação Científica

A Iniciação Científica possibilita aos estudantes estarem desde cedo em contato constante com a produção científica por meio de projetos de pesquisas que propiciarão uma formação acadêmica no ramo da ciência. Ao longo dos seus 21 anos, o programa vem proporcionando aprendizagem e aperfeiçoamento a esses jovens cientistas, gerando benefícios ao desenvolvimento científico da região amazônica.

O I CONIC é uma parceria entre o Inpa e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam). O evento teve início dia 16 de julho e vai até sexta-feira (20).

registrado em:
Fim do conteúdo da página