Inpa apresenta resultados do Projeto Educke nas escolas de Manaus
As 27 escolas participantes do projeto do Inpa foram selecionadas aleatoriamente nas várias regiões de Manaus e a partir da aceitação da realização das atividades foram incluídas num cronograma iniciado em junho de 2011 até junho deste ano
Da redação da Ascom
O projeto de educação ambiental para crianças e jovens “Um olhar para a Reserva Florestal Ducke” (Educke), executado pelo Laboratório de Psicologia e Educação Ambiental (Lapsea), do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/ MCTI), em conjunto com a Associação dos Servidores do Inpa (Assinpa), apresentou resultados do desenvolvimento de oficinas e exposições junto a 27 escolas públicas que compõem o sistema estadual/municipal de ensino da cidade de Manaus.
Desenvolvido desde 2004, em 2011 o projeto se ampliou como programa de educação ambiental e divulgação científica com o objetivo de conclamar a cidade para lançar um olhar de cuidado para a Reserva Florestal Ducke e todos os organismos e sistemas dessa área.
Nessa etapa estiveram envolvidas diretamente 27 escolas da rede pública de Manaus onde foram desenvolvidas várias atividades com o objetivo de sensibilização para o cuidado e proteção da Reserva Ducke.
Além de participação a grupos de alunos em oficinas, a escola recebeu uma exposição sobre a biodiversidade, recursos hídricos e serviços ambientais proporcionados pela Reserva. A exposição inclui painéis interativos e informativos, além de jogos e dinâmicas de grupos voltados para esse olhar de cuidado para a Reserva.
Neste projeto, estiveram envolvidos 52 pessoas, entre os executores, pesquisadores colaboradores, estagiários, bolsistas e voluntários como os Jovens Ambientalistas, que atuaram como monitores das atividades a serem desenvolvidas nas escolas, mais particularmente na exposição e condução de jogos e dinâmicas educativas.
Participaram cerca de 14.500 alunos nas exposições e 876 nas oficinas. As escolas participantes recebem ainda um kit de material didático (jogo quebra-charadas sobre a Reserva Florestal Ducke, guia temático, livros produzidos no Lapsea e colaboradores) para uso em suas atividades escolares.
Parceira do projeto, a Secretaria Estadual de Educação (Seduc) atuou na mobilização e acesso às escolas da rede. No apoio técnico científico três grupos estão diretamente envolvidos no projeto: Projeto Sauim de Coleira; Programa de Pesquisa em Biodiversidade (PPBio) e Programa de Conservação do Gavião Real. O projeto conta com o patrocínio da Petrobras com o apoio da Moto Honda da Amazônia desde 2010.
Redes Sociais