Inpa apresenta e debate pesquisas realizadas na Amazônia na Rio+20
O evento pretende contribuir com a definição da agenda do desenvolvimento sustentável para as próximas décadas, terá atividades específicas sobre a Amazônia
Da redação da Ascom
O Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI) participa assiduamente de reuniões, palestras e exposições que acontecem na Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável a Rio+20, que acontece do dia 13 e vai até 22 de julho, no Rio de Janeiro..
No período de 18 a 22 de junho, no Píer Mauá, Galpão 04, o Inpa estará inserido no Pavilhão liderado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) com apresentações institucionais por meio de banners, folders, vídeos, livros, publicações técnicas e de divulgação, além de exposições sobre a biodiversidade amazônica: plantas, insetos, madeiras, peixes. Outros atrativos que o Instituto levará para a exposição são as tecnologias para tratamento de água para comunidades isoladas com uso de energia solar, tecnologia de processamento de frutos e de pescado, produtos processados e patenteados, aproveitamento de galhos e do estipe (tronco) da pupunheira na confecção de móveis e instrumentos musicais, pequenos objetos de madeira, tijolo vegetal, carvão vegetal do caroço de tucumã.
Popularização da ciência também será um dos temas da exposição, que também visa divulgar as estratégias que o Inpa vem utilizando no Bosque da Ciência e Jardim Botânico, envolvendo projetos sócio-ambientais como Circuito da Ciência, Ciência na Escola, Jogos Lúdicos e oficinas interativas. O público ainda poderá se manter informado sobre a formação de recursos humanos, relacionadas aos programas de pós-graduação do Instituto.
Projetos
Já entre os dias 15 e 22, no pavilhão liderado pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) o visitante poderá obter mais informações sobre segurança alimentar, em termos de potencial de produtos regionais, produtos e processos patenteados pelo Inpa. Além disso, a exposição também vai fazer abordagem sobre a floresta amazônica, nos aspectos fisicos, químicos e biológicos e suas interações com a atmosfera, por meio do Programade Grande Escala da Biosfera-Atmosfera da AmazôniaLBA e projeto de torres altas (ATTO).
O Inpa por meio da Rede CTPetro Amazônia disponibilizará ao público presente as pesquisas desenvolvidas ligadas à exploração de petróleo na Amazônia e seus desdobramentos, incluindo doenças tropicais como malaria e dengue: identificação, monitoramento e estratégias de controle (mosquiteiro impregnado, cal e cloro, cravo) realizadas por meio do projeto CTPetro também estarão no foco das representações no estande.
Os visitantes também poderão conhecer mais sobre o Instituto no Espaço Amazônia. O local será destinado para uso multi-institucional, direcionados para mídias eletrônicas, onde serão apresentados vídeos institucionais.
Palestras
Sobre as pesquisas desenvolvidas pelo Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT) Madeiras da Amazônia, coordenado pelo Inpa e financiado pelo MCTI e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), será apresentada na segunda-feira (18), às 11h, por meio da palestra “Preparando a próxima geração para o Manejo Florestal Sustentável na Amazônia: o aproveitamento das árvores caídas naturalmente, antes das vivas, em pé”, ministrada pelo coordenador do INCT, Estevão Monteiro de Paula.
Com o tema “Economia Verde e CT&I na Amazônia: o Projeto Suframa/Inpa visando o futuro”, o Inpa juntamente com a Suframa realizam na sexta-feira (22), de 11h às 13h, um encontro que acontece no, no Parque dos Atletas. O evento terá como palestrantes o diretor do Inpa, Adalberto Val, e o superintendente da Suframa, Thomaz Nogueira.
As duas palestras ocorrerão no Auditório do Pavilhão da Amazônia Brasileira, Parque dos Atletas.
Redes Sociais