Inpa realiza primeira reunião do CTC
O Conselho Técnico Científico (CTC) é um órgão geral de aconselhamento para questões administrativas e tomadas de decisões do Instituto
Da redação da Ascom
Na primeira reunião do Conselho Técnico Científico (CTC) do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI) ocorrido na manhã desta terça-feira (05), dentre os assuntos discutidos destacam-se as atividades que o Instituto, em parceria com Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), irá apresentar na Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável – Rio + 20, que acontece de 13 a 22 de junho.
José Alberto Machado, da Coordenação de Sociedade, Ambiente e Saúde (CSAS) do Inpa e professor da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), expôs aos presentes a proposta que o Inpa irá levar à Rio + 20. “Juntamente com a Suframa, o Inpa apresentará projetos no Pavilhão Amazônia; participará nos estandes da Confederação Nacional da Indústria (CNI), onde serão apresentadas inovações tecnológicas que o Inpa tem gerado como oportunidade de negócio para o empreendimento produtivo na Amazônia; e divulgação da ciência por meio da visibilidade das publicações do Instituto”, citou.
Todas as atividades que o Inpa irá apresentar na conferência foram discutidas pela Coordenação de Ações Estratégicas (COAE) e os grupos de pesquisa do Instituto com o intuito de construir e fortalecer parcerias com instituições federais e estaduais.
O diretor do Inpa, Adalberto Val, mencionou a carta escrita pelo Conselho de Mamirauá que aborda a maioria dos interlocutores sobre a Amazônia na Rio + 20 não serem da Amazônia, mas outras regiões ou até de outros países. “Discussão sobre a Amazônia precisa ser feita por pessoas que estão trabalhando na região”, alerta Val.
Membros
Novos membros do CTC que foram nomeados este ano por meio do ministro de estado são: os pesquisadores do Inpa Gislene Almeida Carvalho Gilze, Basílio Vianez, Paulo Maurício Graça e Antônia Maria Franco; Wanderley de Souza (UFRJ); Gaitano Antonaccio (Associação Comercial do Amazonas - ACA); José Seixas Lourenço (UFOPA); e Alex Fiúza (SECT/PA).
Fazem parte também o secretário de ciência e tecnologia do Amazonas, Odenildo Sena e o diretor do Instituto de Desenvolvimento Sustentável de Mamirauá (IDSM), Helder Lima Queiroz. “São pessoas com muita experiência sobre Amazônia, portanto uma contribuição muito importante para o Inpa”, destaca Val.
Redes Sociais