Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Pós-Graduação em Ecologia do Inpa abre vaga para doutorado
Início do conteúdo da página
Notícias

Pós-Graduação em Ecologia do Inpa abre vaga para doutorado

  • Publicado: Quinta, 31 de Maio de 2012, 20h00
  • Última atualização em Quinta, 30 de Abril de 2015, 11h11

 

Os interessados em concorrer à vaga devem enviar link do currículo Lattes até 1º de Agosto

Da redação da Ascom*

O Programa de Pós-Graduação em Ecologia (PPG - Ecologia) do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI) está selecionando candidatos que estejam interessados em uma vaga de doutorado no projeto “Avaliando a efetividade de áreas protegidas na Amazônia oriental: uma combinação entre sensoriamento remoto e dados de campo”, que será realizado nas Unidades de Conservação do Amapá (AP).

O Projeto, que tem como orientadora Fernanda Michalski, da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP) e do Programa de Pós-Graduação em Ecologia (PPGEco/Inpa), objetiva combinar técnicas de sensoriamento remoto e dados obtidos na literatura e em campo para mapear e quantificar perturbações como diagnóstico da eficiência das Áreas Protegidas no Estado do Amapá, construindo modelos de previsão com base em medidas de paisagem e densidade populacional que possam ser aplicados em outras regiões tropicais.

 Aos interessados algumas qualificações são necessárias, tais como: Facilidade de comunicação e facilidade de socialização; Desejável experiência em identificação de vertebrados de médio e grande porte (com ênfase em mamíferos e aves); Experiência de campo em florestas tropicais; Experiência com SIG software (ArcGIS), especialmente com classificação de imagens Landsat, CBERS; Desejável experiência em realizar modelagens em SIG.

Entre as atividades que o candidato selecionado irá desenvolver estão entrevistas com moradores, mapeamento de perturbações crípticas em campo (fogo rasteiro, pequenas lavouras, caça de subsistência, corte seletivo de pequeno porte), mapear e quantificar perturbações com base em sensoriamento remoto convencional em todas as áreas protegidas no Amapá (Unidades de Conservação e Terras Indígenas), identificar, quantificar e mapear perturbações crípticas, além de desenvolver modelos preditivos que possam ser aplicados em outras áreas protegidas em regiões de florestas tropicais para prever a probabilidade de co-ocorrência de perturbações detectáveis e crípticas.

O doutorando ficará baseado em Macapá (AP) durante boa parte do curso acadêmico. O processo de seleção será dividido em três fases: 1. Os devem enviar o link do currículo Lattes para o email fmichalski@unifap.br até 1º de Agosto; 2. Os candidatos da lista de pré-seleção serão notificados por email até 14 de Agosto, para agendamento de entrevista, entre 15 e 30 de Agosto, através do Skype, sendo o resultado final da pré-seleção divulgado por email até a data limite de 15 de Setembro de 2012; 3. O candidato pré-selecionado deverá entrar com processo de candidatura ao doutorado no PPG-Ecologia do Inpa, apresentando a documentação regulamentar requerida. 

Para mais informações sobre o processo de inscrição, consulte o site do PPBio.

*Com informações do PPBio

registrado em:
Fim do conteúdo da página