Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Desafios do modelo Zona Franca de Manaus é tema de livro lançado no Inpa
Início do conteúdo da página
Notícias

Desafios do modelo Zona Franca de Manaus é tema de livro lançado no Inpa

  • Publicado: Quarta, 30 de Maio de 2012, 20h00
  • Última atualização em Quinta, 30 de Abril de 2015, 09h45

 

“Fizemos esta obra para a sociedade despertar para as questões econômicas da nossa região, como os entraves do modelo Zona Franca de Manaus”, explicou o diretor-executivo da FDB, José Seráfico

Por Fernanda Farias

Após um seminário sobre o desenvolvimento da região amazônica, o livro intitulado “A nova conjuntura Nacional, Regional e Internacional – Desafios para o Modelo Zona Franca de Manaus”, foi lançado nesta quarta-feira (30) no Auditório da Ciência do Instituto Nacional de pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI). A obra foi organizada pelo Diretor-Executivo da Fundação Amazônica de Defesa da Biosfera (FDB), José Seráfico e pelo presidente da Associação Panamazônica, Belisário Arce.

O evento reuniu ainda vários colaboradores, que em setembro do ano passado palestraram sobre as diversas visões e panoramas do modelo ZF. Entre eles o coordenador de Extensão do Inpa, Carlos Bueno. “A Amazônia vem ganhando cada vez notoriedade na mídia, e com isso desperta interesse mundial, por isso é importante todos nós estarmos atentos para todas as questões que envolvem o desenvolvimento da nossa região, seja político, cultural, cientifico ou econômico”, declara Bueno.

Ideia da obra

O presidente da Associação Panamazônica, Belisário Arce conta que o livro é resultado de um seminário que foi realizado no Inpa em 2011, onde formadores de opinião, pesquisadores e economistas palestraram sobre vários parâmetros ao que concerne a Zona Franca.

“O seminário teve um impacto muito grande na sociedade, foi bem divulgado na mídia. Com isso enviamos uma carta aberta para Presidência da República relatando os resultados do seminário com as observações e recomendações dos palestrantes. Com isso pensamos que todos devem ter acesso a essas informações”, explicou Arce.

A obra foi uma realização da FDB e da Panamazônica, financiada pelo Governo do Estado do Amazonas com recursos da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam).

registrado em:
Fim do conteúdo da página