Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Inpa promove exposição de invertebrados terrestres e aquáticos no Ecam
Início do conteúdo da página
Notícias

Inpa promove exposição de invertebrados terrestres e aquáticos no Ecam

  • Publicado: Terça, 29 de Maio de 2012, 20h00
  • Última atualização em Quinta, 30 de Abril de 2015, 09h44

 

Oficinas, palestras e filmes fazem parte da programação que teve início nesta segunda-feira (28) e vai até o dia 1º de junho, das 10h às 22h

Por Clarissa Bacellar

Eduardo Gomes

O público demonstra grande interesse em ver os invertebrados vivos e interage com os que estão expostos.

O Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI) promove durante toda a semana no Espaço da Cidadania Ambiental (Ecam), no piso Açaí do Manauara Shopping (Av. Mario Ypiranga - Adrianópolis), uma exposição de invertebrados terrestres e aquáticos.

A pesquisadora da Coordenação de Dinâmica Ambiental (CDAM) do Inpa, Elisiana Pereira de Oliveira, uma das responsáveis pela exposição, destaca que os invertebrados são importantes nos ecossistemas terrestres: “Eles são importantes porque exercem muitas funções. Essa floresta existe exatamente em função desses invertebrados, pois eles são decompositores da matéria orgânica; liberam os nutrientes pro solo, que vão alimentar essas árvores; são predadores; são indicadores, principalmente, da qualidade do solo”.

A programação conta com palestras como “Aranhas e escorpiões: morfologia, diversidade e preservação”, que acontece na sexta-feira (01), das 16h às 17h ministrada pelo palestrante Rodrigo Frazão; Oficinas, que acontecem diariamente de 10h às 19h; apresentação de filmes, com flashs durante todo o dia; além da exposição de banners informativos e de alguns dos invertebrados vivos. “Os invertebrados vivos são os que mais chamam atenção. Muita gente chega lá com medo das aranhas e nós até tentamos diminuir o medo dessas pessoas explicando sobre a preservação delas e aí essas pessoas que a principio ficam a dois metros de distância logo estão a 50 centímetros, é muito interessante, nós notamos a sensibilidade das pessoas”, conta a pesquisadora.

Oliveira acredita que o evento é uma forma de exercício da cidadania ambiental. “A popularização da ciência é importante no sentido da preservação do ambiente, dos invertebrados, que fazem parte dessa biodiversidade ainda pouco explorada na Amazônia”, ressalta.

Sobre o ECAM

O ECAM é um espaço que tem a missão de orientar a população sobre a importância da preservação ambiental, sob a coordenação da Vara Especializada do Meio Ambiente e Questões Agrárias (Vemaga) do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), fruto de uma parceria com o Manauara Shopping. O ECAM permite ao Poder Judiciário Ambiental e órgãos ambientais envolvidos mostrar à população como funcionam suas ações de forma perene em um local de grande circulação. O espaço funciona de segunda a sexta-feira, das 10h às 22h.

Foto da chamada: Eduardo Gomes
registrado em:
Fim do conteúdo da página