I Workshop de Startups realizado pelo Inpa é sucesso de público
Com grande número de inscrições, o workshop foi realizado durante toda esta quinta-feira (24), no auditório da biblioteca do Instituto
Por Fernanda Farias
O I workshop de startups realizado pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI), através da Coordenação de Extensão, Tecnologia e Inovação (Ceti), expôs importantes explicações sobre o ramo de empreendedorismo para que novos talentos se sobressaiam no Estado do Amazonas.
Na mesa de abertura estiveram presentes o coordenador de Extensão (Coex) do Inpa, Carlos Bueno, e o secretário executivo adjunto da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti-Am), Dalton vilela. “Um evento que fala das Startups é de fundamental importância para motivar a criação de mais empresas aqui no Estado. Ainda mais para motivar os acadêmicos a criar e inovar, pois é necessário transformar todo conhecimento adquirido em utilidade para a população”, disse Vilela.
Para a coordenadora da Ceti, Rosângela Bentes, o workshop teve ótima aceitação pelos participantes. “O evento foi um sucesso, para um evento inicial o público foi bem expressivo, com quase 90 inscritos. Todos aqui estão interessados em novo um novo empreendimento, e no workshop eles puderam aprender a iniciar, com modelos de Start-ups que deram certo no mercado”, expôs.
Jovens empreendedores
Vários jovens empresários e futuros empresários participaram do evento, que levou exposições dialogadas e dinâmicas de grupo. Entre ele a mestranda em Ciências Florestais e Ambientais da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Andréia Picanço, que espera novos eventos como este.
“Trabalho desenvolvendo um produto que substitui o carvão vegetal na Ufam e agora que sei onde e como funcionam as Startups, vou me engajar nesse ramo, tudo para que chegue essa tecnologia para sociedade usufruir. Agora sei que as incubadoras dos Institutos de Pesquisas e Tecnologia dão todo suporte para novos empreendedores”, comentou.
Convidados
Os palestrantes convidados desta primeira edição foram: Domingos Oliveira, da Secti, com “planos de negócios: conceitos, aplicações e componentes”; exposição dialogada “Casos de sucesso de startups”, com Kleber Abreu, também da Secti; Aurecyr Kennerly, “passo a passo para abertura de uma empresa” e Cleide Furtado, com “incubadoras de empresas: da concepção à consolidação de empreendimentos”
O I workshop de Startups é uma Realização do Inpa em parceria com o Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (Mcti), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e Secti.
Redes Sociais