Tecnologia resultante de pesquisa realizada no Inpa é integrada à livro didático
Pesquisa que resultou na produção do Tijolo Vegetal agora é utilizada como material complementar de ensino para os alunos do 9º ano de todo o Brasil
Por Eduardo Gomes
O FTD Sistema de Ensino, que trabalha em sua metodologia com conteúdos contemporâneos e sólidos, resolveu inovar: levou para o material didático dos alunos dos anos finais do ensino fundamental, resultados de pesquisas científicas como exemplos práticos da disciplina “Ciências”. O sistema de ensino passou a usar um trabalho desenvolvido por pesquisadores do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI), que resultou na produção do Tijolo Vegetal feito com restos florestais, como exemplo no capítulo sobre estudos de energia térmica, publicado na sessão “Meio Ambiente em foco”.
O material é apresentado como leitura complementar, para que os estudantes beneficiados no sistema de ensino possam conhecer mais sobre os benefícios que a tecnologia desenvolvida pelo Inpa pode oferecer, como os isolamentos térmicos, garantindo a temperatura estável dos ambientes e diminuindo o consumo de energia elétrica.
Para o pesquisador do Inpa, Jadir Rocha, o reconhecimento do trabalho publicado no material didático representa grande satisfação pelo prestígio de ver a pesquisa inserida no âmbito da educação nacional. “Qualquer pesquisador ficaria muito satisfeito, pois os estudantes de todo o Brasil passam a ter conhecimento daquilo que nós estamos fazendo. Principalmente por estarmos aqui na Amazônia, distante dos grandes centros e desenvolvemos essa tecnologia para que o país inteiro possa conhecer”, ressaltou.
O FTD tem o objetivo de tornar o estudo mais agradável e interessante, utilizando recursos como fotografias, ilustrações, mapas, gráficos, tabelas e boxes que possibilitam um contato mais envolvente com a informação. Além disso, o material didático disponibilizado apresenta informações atuais, exemplificando e facilitando a informação dos conteúdos.
Sobre a pesquisa
Após oito meses de trabalho e estudos com o ouriço e as cascas da castanha do Brasil, caroços do coco e tucumã, o grupo de pesquisas formado por pesquisadores do Inpa desenvolveu um tijolo diferente, mas com o mesmo propósito de utilização de um tijolo convencional. O tijolo vegetal é resultado de um processo de trituração das matérias-primas naturais e que são consideradas como restos florestais, já que não possuem serventia após o consumo de suas polpas.
Trata-se de um material que naturalmente é considerado um isolante térmico e poderá ser utilizado em qualquer obra, mas o recomendado é que seja utilizado em construções de até quatro andares especificamente para a região amazônica, pois proporciona um ambiente agradável em locais de alta temperatura, como é o caso da Amazônia.
Foto da chamada: Eduardo Gomes
Redes Sociais