Fotografias da Amazônia em exposição no Paiol da Cultura do Inpa
A exposição “Photo Nature” acontece até 17 de junho no Paiol da Cultura, do Bosque da Ciência, das 9h às 17h
Por Fernanda Farias
Coloridas, vivas e exuberantes são características notórias das fotografias de Phillip Klauvin, que parecem ganhar vida com tantos detalhes captados por sua lente. As fotos que mostram momentos curiosos da biodiversidade amazônica ficarão expostas no Paiol da Cultura do Bosque da Ciência, no Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI), até 17 de junho.
A cada nova exposição de artes, o visitante que passa pelo Paiol da Cultura tem a oportunidade de encontrar beleza e muito conhecimento, pois além de entreter, as obras, juntamente com a explicação dos artistas, transmitem ensinamentos valiosos sobre a região amazônica.
Assim faz o fotógrafo Klauvin, quando explica sobre a principal ideia da sua exposição, intitulada “Photo Nature”. “Essa exposição foi feita para sensibilizar a sociedade a proteger mais nossa região, daí a ideia de popularizar as fotografias de natureza. Porque não adianta falar em conservação do meio ambiente se as pessoas não conhecem a fauna e a flora da sua região, as pessoas tendem a proteger apenas o que elas conhecem”, reflete.
Fotografia: divulgação em defesa do meio ambiente
Para mostrar que a fotografia de natureza não é apenas um hobby, alguns fotógrafos de Manaus uniram suas lentes e criaram o “Grupo de Fotografia ECOPHOTO”, e estão em processo de legalização do grupo.
Klauvin conta que o grupo surgiu a partir de um conjunto de idéias de fotógrafos com especialização em natureza. “Queríamos reunir todos os fotógrafos que gostam e acreditam na fotografia como instrumento de valorização, defesa e divulgação do ambiente natural”.
O “Grupo de Fotografia ECOPHOTO” está aberto a todos que se interessem pela fotografia de natureza e destina-se a promover suas diversas formas de manifestação. Os interessados podem acessar http://ecophoto-am.blogspot.com.br/
Sobre o fotógrafo
Fotógrafo de natureza, nascido e criado em Manaus, o aluno de Iniciação Científica no Inpa e de Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Phillip Klauvin sempre se viu apaixonado pela grandeza e riqueza da natureza, fotografando os diversos animais e plantas em momentos raros. Klauvin já ministrou uma série de cursos e exposições de fotografias do gênero.
O interesse em fotografar a fauna e a flora da região amazônica começou desde cedo, e seus registros passam pelo Bosque da Ciência, Reserva Ducke, Jardim Botânico, entre outras paisagens que revelam a Amazônia. “Sempre gostei de fotografia, mas essa paixão aflorou ainda mais aos 13 anos, quando comecei o estágio aqui no Instituto”, conta Klauvin.
Foto da chamada: Eduardo Gomes
Redes Sociais