Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Curso de Captação da Água da Chuva em Rio Preto da Eva encerra nesta sexta-feira
Início do conteúdo da página
Notícias

Curso de Captação da Água da Chuva em Rio Preto da Eva encerra nesta sexta-feira

  • Publicado: Quarta, 16 de Maio de 2012, 20h00
  • Última atualização em Quinta, 30 de Abril de 2015, 09h03

 

A abertura do evento, que encerra amanhã (18), aconteceu no auditório da Câmara Municipal dos Vereadores do município de Rio Preto da Eva e contou com a presença de autoridades locais e representantes do Inpa e dos também parceiros Fapeam, Seduc e Cetam

Por Jamyly Macedo/ PCE

Parceiro do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI),o Programa Ciência na Escola (PCE),da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) realizou na última segunda (14) a abertura do Curso de Captação da Água da Chuva no município de Rio Preto da Eva, à 80 km da capital.

O curso é uma iniciativa do projeto “Escola Verde: Educação com os pés na terra”, que está no PCE desde 2004 e tem como objetivo melhorar a irrigação da horta escolar, estudando os diferentes tipos de sistemas de  captação em água da chuva,  formando multiplicadores e instalando uma unidade demonstrativa de um sistema de captação e armazenamento de água da chuva com técnicas de baixo custo utilizando calhas de PVC, filtro e tanque de ferrocimento.

A abertura da solenidade foi realizada pela representante do Centro Tecnológico do Amazonas (CETAM), Cristiane Marciel, seguido pela entrada das bandeiras representadas pelo grupo de escoteiros da cidade.Cada autoridade presente na mesa proferiu discurso e, representando o diretor do Inpa, o pesquisador Hugo Mesquita alegou que existe a necessidade de continuar a parceria com o projeto a fim de melhorar e ajudar cada vez mais o programa a crescer não só no município, como em todo o estado.

A ideia

A cidade sofre todo ano com a falta de água para irrigar suas hortas e a partir dessa necessidade surgiram estudos sobre métodos alternativos de captação de água. Os jovens, depois de algumas aulas com os pesquisadores do Inpa, chegaram à conclusão de que a chuva era a melhor opção para essa coleta.

A oficina vem como contribuição da escola à comunidade agrícola, melhorando não só a horta da sua própria escola como de muitos agricultores da região. As aulas são práticas e teóricas, dando não só embasamento teórico, mas também a prática cotidiana da captação.

Projeto Escola Verde

O curso é parte integrante do Programa Ciência na Escola (PCE), desenvolvido pela parceria entre Inpa e Fapeam desde 2004. O objetivo é estabelecer nas escolas públicas de Rio Preto da Eva, com a participação de alunos e professores, o cultivo de hortaliças, fruteiras e plantas medicinais, para utilização no cardápio diário da merenda escolar, além de estender para as famílias dos alunos e para a comunidade a prática de cultivar hortaliças de alto valor nutritivo em canteiro suspenso.

Atualmente o projeto está em 12 escolas da rede pública de ensino do município. A Escola Estadual Rio Preto da Eva é a unidade modelo onde foi construída uma horta escolar com infraestrutura de casa de vegetação, viveiro e depósito e que se pesquisa o desenvolvimento de tecnologias sociais em agroecologia.

O curso tem como público alvo agricultores, professores e alunos, além de profissionais da construção civil, setor primário e participantes do projeto “Escola Verde”.

registrado em:
Fim do conteúdo da página