Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Inpa e parceiros realizam curso de Captação e Armazenamento de Água da Chuva
Início do conteúdo da página
Notícias

Inpa e parceiros realizam curso de Captação e Armazenamento de Água da Chuva

  • Publicado: Quinta, 10 de Maio de 2012, 20h00
  • Última atualização em Quinta, 30 de Abril de 2015, 08h56

 

A cerimônia de abertura do curso acontece na segunda-feira (14), às 9h, no Auditório da Câmara dos Vereadores de Rio Preto da Eva, na Rua Governador Pimenta Bueno

Da redação da Ascom*

O Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI), em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) e a Prefeitura de Rio Preto da Eva, realizam o curso de Captação e Armazenamento de Água da Chuva, voltado para profissionais da construção civil, setor primário e participantes do projeto “Escola Verde: Educação com os Pés na Terra”, que acontece de 14 a 18 de maio no município de Rio Preto da Eva, distante 80 quilômetros da capital.

O objetivo é instalar uma unidade demonstrativa de um sistema de captação e armazenamento de água da chuva com técnicas de baixo custo utilizando calhas de PVC, filtro e tanque de ferrocimento, contando com a participação de alunos e professores e, assim, formar multiplicadores da tecnologia.

As inscrições estão sendo realizadas na Escola Estadual Rio Preto da Eva, localizada na Rua Ângelo do Amaral (próximo ao Fórum), no próprio município. Nesta sexta-feira (11) o horário das inscrições é de 8h às 12h e de 14h às 18h e no sábado (12), de 8h às 14h.

O curso, gratuito, conta com 30 vagas e carga horária de 20h com a certificação do Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam). As aulas teóricas serão ministradas no auditório da Câmara dos Vereadores e as aulas práticas na Escola Estadual Rio Preto da Eva, pelo engenheiro florestal Mario Moreira Filho e pela educadora Francisca Francinilde de Souza Pereira.

Projeto Escola Verde

O curso é parte integrante do Programa Ciência na Escola (PCE), desenvolvido pela parceria entre Inpa e Fapeam desde 2004. O objetivo é estabelecer nas escolas públicas de Rio Preto da Eva, com a participação de alunos e professores, o cultivo de hortaliças, fruteiras e plantas medicinais, para utilização no cardápio diário da merenda escolar, além de estender para as famílias dos alunos e para a comunidade a prática de cultivar hortaliças de alto valor nutritivo em canteiro suspenso.

Atualmente o projeto está em 12 escolas da rede pública de ensino do município. A Escola Estadual Rio Preto da Eva é a unidade modelo onde foi construída uma horta escolar com infraestrutura de casa de vegetação, viveiro e depósito e que se pesquisa o desenvolvimento de tecnologias sociais em agroecologia.

Para mais informações e inscrição, falar com Bianca Galúcio, por meio dos números (92) 8828-5957 ou 3643-1855 e pelo e-mail: bianca@inpa.gov.br, e com Francinilde Pereira, por meio do número (92)9976-9023 ou ainda com Cristiane Ferreira (92) 9143-5866, da CETAM Escola Estadual Rio Preto da Eva.

*Com informações do CETAM

registrado em:
Fim do conteúdo da página